Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa realiza aula inaugural da Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento

Ensino 12 de agosto de 2019. Visualizações: 906. Última modificação: 12/08/2019 12:24:26

Professores e alunos durante a aula inaugural da segunda turma da Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento. Foto: Cedida.

A Ufersa iniciou na última sexta-feira, dia 09 de agosto, mais uma turma do curso de Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento voltado à qualificação de profissionais que estão no mercado atuando, principalmente, na área do Geoprocessamento. O curso que está em sua segunda turma tem uma carga horária de 465 horas distribuídas ao longo de 18 meses. Ao todo, foram ofertadas 34 vagas.

Segundo os coordenadores da especialização, os professores Joel Medeiros Bezerra e Paulo Cesar Moura,  há poucos profissionais habilitados em todas as regiões do país com atribuições para a delimitação de imóveis rurais e urbanos e o curso visa qualificar os profissionais da área de engenharia e geociências para atuar como especialistas preparados para a realização de etapas práticas e jurídicas de Certificação e Georreferenciamento desses imóveis, tal qual o manuseio de ferramentas voltadas as geotecnologias.

“Com essa Pós-Graduação, a Ufersa espera formar profissionais capacitados e especializados para atender a demanda nas diversas sub-áreas de projetos de geoprocessamento, além de proporcionar aos profissionais uma variedade de situações de projetos de geoprocessamento e georreferenciamento que possam estimulá-los ao aprendizado”, explicou o professor Joel Medeiros.

Também é objetivo do curso a atualização com novos estudos, pesquisas e técnicas na área de cartografia, uso e manuseio de sistemas de posicionamento global por satélites, geodésia e sensoriamento remoto, úteis para o exercício de atividades de demarcação, medição e georreferenciamento de objetos sobre a superfície terrestre. Os alunos terão ainda a oportunidade de trocar experiências práticas e ter acesso às inovações de informações mediante o contato com equipamentos disponíveis no mercado para a realização dos levantamentos georreferenciados.

Na aula inaugural, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, professor Jean Berg Alves da Silva, elucidou a responsabilidade da coordenação frente a obtenção do reconhecimento do curso junto ao conselho da classe, o CREA. Enquanto que o diretor do Centro de Engenharias, professor Alan Martins de Oliveira, mencionou o suporte junto ao curso mediante a disponibilidade de infraestrutura de salas de aulas e de laboratório. Na oportunidade, ele comentou sobre o novo bloco das engenharias recentemente inaugurado, que possivelmente fornecerá estrutura compatível para o desenvolvimento do curso.

Na ocasião, o coordenador do curso, professor Joel Medeiros Bezerra, apresentou o corpo técnico da especialização e ressaltou a sua qualidade, visto que todos os docentes são doutores e com experiência acadêmica e profissional. Ressaltou ainda os direitos e deveres dos alunos perante ao curso e a Ufersa. “Essa turma da especialização é constituída por um grupo bem eclético com Engenheiros Agrônomos, Ambientais, Civis, Florestais, Produção, Petróleo e Matemático. Diante do sucesso inicial da primeira turma estamos dando continuidade ao projeto”, ressaltou o docente.

O professor Paulo Cesar Moura, vice-coordenador do curso, expôs todo o contexto histórico da necessidade desta especialização dentro da Universidade, ressaltando que foi uma demanda pleiteada há 8 anos, e explanou sobre a demanda de mercado por profissionais com conhecimento atualizado sobre geoprocessamento, em virtude de ser uma área dinâmica em constante evolução.

Aula inaugural da Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento. Foto: Cedida.
Aula inaugural da Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento. Foto: Cedida.
Aula inaugural da Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento. Foto: Cedida.