Mais uma iniciativa foi agregada ao Programa Hortas para o Ensino Fundamental da Ufersa. O projeto Hortas Escolares como Estratégia de Saúde da Família tem a proposta de articular diversas ações entre as escolas participantes e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Mossoró que estão vinculadas ao mesmo território.
O projeto é coordenado pela professora do curso de Medicina, Andrea Taborda Ribas da Cunha, e conta com a participação dos alunos do curso. O publico alvo do projeto são os alunos, pais, profissionais de saúde e idosos das áreas de abrangência das UBS da estratégia de Saúde da Família vinculadas aos territórios das escolas participantes do projeto. Com a integração das ações educação-saúde, se potencializam as atividades educativas, de socialização, promoção de hábitos de vida saudáveis.
Os bolsistas do curso de Medicina, que integram o projeto, já vêm desenvolvendo ações como forma de dar assistência à saúde nas regiões atendidas pelo Programa. Entre os trabalhos, os alunos da Ufersa fizeram medições de peso e de altura das crianças para obter o Índice de Massa Corporal (IMC), que pode ser usado como forma de detectar obesidade ou sobrepeso.

O Programa Hortas para o Ensino Fundamental acontece há 4 anos e desde então tem levado conhecimento aos estudantes sobre as questões ambientais, empreendedorismo e bons hábitos alimentares / Foto cedida
Além disso, também foi apresentado um teatro de fantoche para alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Essa ideia visa facilitar a compressão e a importância de uma alimentação saudável. Os bolsistas de medicina também desenvolveram atividades dentro do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS AD III, promovendo uma ação denominada de Águas de Março, que teve como principal objetivo esclarecer sobre a utilização correta da água, por meio de rodas de conversas com os pacientes. O projeto pretende dar continuidade as ações desenvolvendo novas atividades.
Outra iniciativa do Programa desenvolvida nessa área da saúde é o cultivo de hortaliças e ervas medicinais na Escola Estadual Francisca Martins de Sousa, no Colégio Universo e no Centro de Assistência Psicossocial CAPS AD III. O objetivo é incentivar a alimentação saudável proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.
De acordo com o coordenador do Programa, Giorgio Mendes, essa iniciativa tem uma grande importância para a sociedade, no sentido de conscientizar as crianças sobre a necessidade de uma alimentação equilibrada e com os cuidados que é preciso ter com o meio ambiente. “O programa conta com um diferencial que é o envolvimento de professores, técnicos e alunos transferindo conhecimento para a sociedade por meio da universidade”, explicou. Desde que o projeto foi implantando, adotou-se uma política de alimentação saudável tanto aos alunos quantos aos funcionários, incentivando-os a não levarem alimentos industrializados para escola, mas sim os produzidos com ingredientes cultivados na própria horta da instituição de ensino.
O Programa Hortas para o Ensino Fundamental acontece há 4 anos e desde então tem levado conhecimento aos estudantes sobre as questões ambientais, empreendedorismo e bons hábitos alimentares.