Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

O Cerimonial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Divisão de Registro Acadêmico (DRA) da Pró—Reitoria de Graduação (PROGRAD), disponibiliza para todos os seus alunos(as) concluintes um Guia com informações e serviços sobre os ritos e protocolos das solenidades de Colação de Grau da instituição.

Este Guia traz perguntas e respostas para questionamentos frequentes de estudantes em processo de formação na graduação.


1 – É obrigatória a participação do(a) aluno(a) concluinte na Colação de Grau?

Sim! A Solenidade de Colação de Grau é um ato do Conselho Universitário que tem por fim conceder o grau de nível superior àqueles e àquelas estudantes que concluíram todos os requisitos do curso. Na solenidade de Colação de Grau, todos(as) os(as) concluintes precisam assinar a Ata do evento como requisito para a emissão do diploma posteriormente.

2 – A Ufersa se responsabiliza pelas vestimentas dos(as) estudantes na Colação de Grau?

Não! Não é responsabilidade da Universidade conceder ou alocar as vestes talares dos(as) estudantes concluintes na Colação de Grau. A beca, faixa, pelerine e capelo são de responsabilidade dos(as) alunos(as).

3 – Posso permanecer só durante um tempo e sair antes da Colação de Grau terminar?

Não! O(a) estudante precisa acompanhar todos os protocolos da solenidade, do início ao fim, e também participar de alguns momentos como é o caso do juramento protocolar, devendo todos(as) ficarem de pé, com a mão direita estendida à frente e, ao final, declararem Assim prometo!

4 – A Colação de Grau é presencial?

Com a volta das atividades presenciais, as solenidades de Colação de Grau nos quatro campi da Ufersa também retornam ao seu formato presencial.

5 – Qual o papel do padrinho ou da madrinha?

O padrinho ou a madrinha tem a função de acompanhar o formando/formanda no ato da Colação de Grau. E assim como os(as) estudantes concluintes, o padrinho/madrinha tem posição destacada na solenidade e locais reservados para assento. Podem ser padrinhos ou madrinhas qualquer pessoa que o(a) formando(a) desejar. A Ufersa reforça que é proibida a participação de animais para esse momento.

6 – Posso levar convidados(as) para acompanhar a Colação de Grau?

Os(as) concluintes podem levar convidados(as) para as solenidades de Colação de Grau. O número de convidados vai depender da disponibilidade do espaço da Colação de Grau. A orientação, conforme a capacidade dos auditórios, é que cada formando(a) convide de duas a três pessoas para acompanhar esse momento.

7 – Como é a programação e quais os momentos da Colação de Grau?

As solenidades de Colação de Grau da Ufersa são padronizadas para todos os campi, contendo o cortejo de entrada com a leitura nominal de todos os concluintes, a abertura oficial da solenidade, o momento cívico com a execução do Hino Nacional, o juramento protocolar, a solicitação de outorga de grau, a conferição do grau, os discursos e homenagens.

8 – Não posso participar da Colação de Grau oficial? O que eu faço?

Em casos excepcionais onde, por motivo de força maior, o(a) estudante concluinte não possa comparecer a Colação de Grau, a Pró-reitoria de Graduação deve ser comunicada de forma que esse ou essa estudante possa entrar com um processo para fazer uma Colação de Grau Extemporânea (dependendo da justificativa) ou aguardar a Colação de Grau do semestre seguinte, conforme os termos da Resolução CONSUNI 001/2015.

9 – Quem pode receber a Láurea Acadêmica?  

A Láurea Acadêmica é uma certificação que a Ufersa concede de forma a homenagear os(as) estudantes que obtiveram os maiores rendimentos acadêmicos da turma. Para obter a Láurea, o(a) estudante precisa ter a maior nota do Índice de Rendimento Acadêmico – IRA da turma em questão, devendo ter uma pontuação mínima de 8,5.


Informações e esclarecimentos com o cerimonial
Prédio da Reitoria, Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.
E-mail cerimonial@ufersa.edu.br.
Telefone: (84) 3317-8233

Na página da Divisão de Registro Acadêmico (DRA), acompanhe as informações sobre a Lista para Colação de Grau e informações aos Concluídos.

3 de agosto de 2022. Visualizações: 4155. Última modificação: 28/11/2022 09:44:39