Estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realizaram visita técnica ao Projeto Malha d’Água, no município de Banabuiú, e ao açude Cedro, em Quixadá, ambos no Ceará. A atividade reuniu aproximadamente 28 participantes e apresentou aos estudantes diferentes momentos da infraestrutura de recursos hídricos no Semiárido, desde uma obra histórica de “combate à seca” até um sistema contemporâneo de adução e distribuição de água.
A atividade, realizada em 26 de setembro, foi coordenada pelo professor Luis Cesar de Aquino Lemos Filho, do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais da Ufersa. Participaram estudantes de duas disciplinas de Hidrologia e Recursos Hídricos e de Manejo de Bacias Hidrográficas. Os componentes integram a formação dos cursos de Ecologia, Agronomia e das Engenharias Agrícola, Florestal e de Pesca.
O Projeto Malha d’Água é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará voltada à ampliação da segurança hídrica. O projeto prevê uma rede integrada de sistemas adutores, com captação diretamente em mananciais com maior garantia hídrica, tratamento próximo aos reservatórios e posterior distribuição para cidades e distritos.
Na primeira fase do projeto, o Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central foi implantado com aproximadamente 688 quilômetros de adutoras, entre rede principal e ramais. O projeto leva água tratada a nove municípios e 38 distritos. A estrutura tem previsão de beneficiar cerca de 280 mil pessoas e busca reduzir a vulnerabilidade da população aos períodos de estiagem.
Durante a visita, os estudantes conheceram estruturas relacionadas à implantação e ao funcionamento do sistema. A atividade permitiu a observação prática de conhecimentos trabalhados nas disciplinas e promoveu discussões sobre planejamento, infraestrutura, gestão dos recursos hídricos e os desafios relacionados à segurança hídrica no Semiárido.
Açude Cedro
Os estudantes também visitaram o açude Cedro, em Quixadá, como parte da programação técnica e acadêmica. A obra, que representa um marco histórico das ações de infraestrutura hídrica no Brasil, teve sua construção realizada entre o final do século XIX e o início do século XX, durante o período do Império de Dom Pedro II. O projeto marcou a atuação do poder público na construção de infraestrutura de recursos hídricos para “enfrentar” os efeitos das secas.
A visita permitiu aos estudantes conhecer uma obra histórica e observar aspectos relacionados às estratégias de armazenamento e gestão dos recursos hídricos utilizadas no Semiárido. A atividade também possibilitou uma análise sobre a evolução das soluções empregadas para enfrentar os períodos de escassez hídrica e sobre a relação dessas obras com as políticas de convivência com a região.
De acordo com o professor Luis Cesar, a programação reuniu dois momentos da infraestrutura de recursos hídricos no Semiárido brasileiro. O açude Cedro representou uma referência histórica das grandes obras de armazenamento de água, enquanto o Projeto Malha d’Água apresentou uma solução tecnológica contemporânea voltada à adução e à distribuição de água. Para o professor, a aproximação entre as duas experiências permitiu ainda apresentar aos discentes o passado e o presente da área de recursos hídricos.

