Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

PPGCTI inaugura Curso de Doutorado interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições

Pós-graduação 23 de outubro de 2025. Visualizações: 571. Última modificação: 23/10/2025 11:15:54

Aula Inaugural do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Ufersa. Foto cedida.

O Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizou no último dia 16 de outubro a Aula Inaugural do Curso de Doutorado, marcando um novo momento na produção científica interdisciplinar do Semiárido nordestino.

O evento aconteceu no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa e contou com a presença do professor Dr. Djalma Thürler (UFBA), Coordenador da Câmara II – Sociais, Culturas e Humanidades da CAPES, que proferiu a palestra “Saberes em movimento, instituições em transformação: invenções para um futuro comum”.

Professor Dr. Djalma Thürler, da UFBA, Coordenador da Câmara II – Sociais, Culturas e Humanidades da CAPES.

Em sua fala, o professor destacou o papel do PPGCTI como um espaço de construção do conhecimento científico, com responsabilidade e compromisso com a transformação social. “O que o PPGCTI tem de mais precioso é sua vocação de transformar a realidade por meio da interdisciplinaridade, da crítica e da imaginação”, afirmou o professor Djalma Thurler.

Programas como este “lidam com invenções de futuros”, disse ele, complementando que “o futuro que inventarmos juntos, seja leve, lúdico e solidário, esse é o nosso trato!”. Afirmou ainda que inaugurar este doutorado é um “gesto de fé”, um “ato de resistência”, mas também um “ato de esperança – não qualquer esperança, mas a esperança de esperançar” citando Paulo Freire.

Djalma Thürler reforçou a relevância da UFERSA para essa pós-graduação stricto sensu e concluiu: “Vocês se propõem a reinventar modos de existir. Isso é raro e necessário”. Durante a abertura, a coordenação do PPGCTI e os pesquisadores do programa celebraram o momento que resulta de uma experiência e fazer coletivo, característica nas ações do programa.

A coordenadora do PPGCTI, professora Dra. Maria de Fátima de Lima das Chagas prestou homenagem à professora Dra. Karla Demoly, idealizadora do Programa, reconhecendo sua ousadia e determinação ao submeter inicialmente a proposta do Mestrado e, posteriormente, a APCN do Doutorado à CAPES. “Essa aula inaugural do Doutorado consolida um projeto que ultrapassa os muros acadêmicos e convoca pesquisadoras e pesquisadores a pensar o mundo “a partir daqui”, do semiárido nordestino, reafirmando o compromisso coletivo pela continuidade e fortalecimento das pesquisas interdisciplinares na formação de estudantes/egressos capazes de compreender, transformar e, sobretudo, inventar futuros”.