Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

II Concurso Literário da EdUFERSA valoriza autores e autoras do RN

Arte e Cultura, Concurso 6 de agosto de 2025. Visualizações: 174. Última modificação: 07/08/2025 14:28:52

A Editora Universitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (EdUFERSA) lançou o edital da segunda edição do Concurso Literário, voltado exclusivamente para autoras e autores potiguares — nascidos ou residentes no Rio Grande do Norte, ou que aqui estudem ou trabalhem. A proposta da iniciativa é estimular a bibliodiversidade e promover novas vozes da literatura norte-rio-grandense. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 7 de agosto a 8 de setembro de 2025, por e-mail, conforme as normas descritas no edital completo.

Nesta segunda edição, os participantes poderão inscrever textos nas categorias conto, crônica ou poema, desde que sejam obras inéditas, escritas em português e sem qualquer identificação de autoria no arquivo enviado. O regulamento define os critérios de formatação, limites de extensão por categoria e condições para envio. Cada autor ou autora poderá participar com apenas uma proposta, em uma única categoria.

Professor Ayala Gurgel, diretor da Edufersa/Foto: Arquico Assecom

Segundo o diretor da EdUFERSA, o professor Ayala Gurgel, o concurso representa uma importante porta de entrada para escritores locais no ambiente editorial universitário. “O segundo concurso literário da EdUFERSA abre uma oportunidade para todos os autores e autoras potiguares, nascidos ou residentes, ou estudando ou trabalhando aqui no Rio Grande do Norte. É uma oportunidade que nós abrimos pela segunda vez. A primeira foi no primeiro concurso literário, cujo resultado foi publicado durante o Festival Macambira, e o lançamento do livro ocorrerá agora, dia 28 de agosto. Foi um sucesso, tivemos uma boa representatividade. Nesta segunda edição, esperamos que a bibliodiversidade que a gente apregoa e espera seja muito mais evidente e tenha muito mais impacto na comunidade potiguar. Esperamos o seu texto, esperamos a sua contribuição. Participe, publique conosco”, incentivou Ayala.

SELEÇÃO E PUBLICAÇÃO – Os textos inscritos serão analisados por duas comissões: a organizadora (que verifica se o material segue as regras do edital) e a julgadora (que avalia qualidade estética, originalidade, escrita e aspectos formais). Cada categoria terá uma quantidade máxima de propostas selecionadas: conto: até 5 textos; crônica: até 10 textos e, poema: até 20 textos

As obras selecionadas comporão um livro digital a ser publicado gratuitamente pela EdUFERSA, com previsão de divulgação do resultado no dia 28 de novembro de 2025. Existe ainda a possibilidade de edição impressa, a depender de disponibilidade orçamentária. Confira a publicação do I  Festival Macambira.