
Profissionais da Ufersa no manejo com abelhas|Crédito: Eduardo Mendonça
Neste sábado, 02, às 13h30, no Univerciência vai mostrar o melhoramento genético de abelhas-rainhas conhecidas como africanizadas que é o foco de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Rio Grande do Norte. A prática de inserir as abelhas geneticamente melhoradas pode aumentar em até 40% a produção de mel das colmeias.
Também vai conferir um aplicativo criado para contar a história de uma antiga igreja de Fortaleza utilizando Inteligência Artificial, demonstrando que a tecnologia pode ser uma forte aliada da educação, com um aplicativo que conta a história de uma antiga igreja de Fortaleza utilizando recursos de realidade aumentada e inteligência artificial.
O Programa Univerciência vai mostrar um estudo que busca identificar possíveis adulterações no azeite. A pesquisa é um importante avanço tecnológico para a segurança alimentar, visando proteger consumidores de práticas fraudulentas.
No campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié, um estudo busca entender os impactos da atividade física na vida de pessoas idosas. A pesquisa analisa os efeitos dessas atividades na saúde mental dessa parcela da população.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
O conteúdo produzido pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na Internet por cada TV e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.
Entre as instituições que integram a rede de produção de conteúdo estão: o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e as Unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, Ceará e Piauí.
SERVIÇO:
Programa Univerciência: Sábado às 13h30.
Horário alternativo Segundas-feira:
06h • TV Brasil, TVE e TV Uesb.
Quarta-feira:
às 18h • TV Uesb às 19h • TVE