O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq divulgou o resultado final do Edital de Bolsa Produtividade e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido ampliou o número de pesquisadoras e pesquisadores comtemplados (as), saltando de 31 para 39 bolsistas.
Desse total, um dos principais destaques da Ufersa vai para a presença de mulheres aprovadas, que chega a 26% das bolsas. Na avaliação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, professora Liana Nobre, o avanço é resultado do esforço das políticas institucionais de equidade de gênero na ciência.
Com o resultado, todos os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa passam a ser de bolsistas produtividade e, na área da saúde, o curso de Medicina recebe o seu primeiro bolsista produtividade pelo CNPq.
Os dados também evidenciam avanço significativo nas bolsas da modalidade de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, o que reflete as conquistas e investimentos da instituição na área de inovação.
O programa de bolsas de pesquisas do CNPq tem 50 anos de existência e se consolida em uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação.