Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Secretário do MCTI Inácio Arruda visita Ufersa e reforça papel da universidade na ICID III

Inovação, Pesquisa 25 de julho de 2025. Visualizações: 182. Última modificação: 25/07/2025 14:48:36

Durante a visita, o secretário foi recebido pelo reitor Rodrigo Codes e por integrantes da gestão universitária na sala do CONSUNI/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebeu nesta sexta-feira, 25, a visita do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda. A agenda oficial teve como foco o convite à instituição para integrar a organização da ICID III – 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas, que será realizada de 15 a 19 de setembro de 2025, em Fortaleza. O evento antecede a COP-30 e será promovido pelo Governo do Ceará em parceria com o MCTI.

Reitor Rodrigo Codes ressalta potencial da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Durante a visita, o secretário foi recebido pelo reitor Rodrigo Codes e por integrantes da gestão universitária. A comitiva percorreu instalações da Ufersa e conheceu projetos voltados para ciência, tecnologia e inovação. “A visita foi importante para que pudéssemos apresentar o que se tornou a nossa universidade após 20 anos da transformação da ESAM em Ufersa. Temos hoje uma estrutura consolidada, com 47 cursos de graduação, 19 programas de pós-graduação, quatro campi e um histórico de inovação que inclui 20 cartas patentes concedidas e outras 94 em tramitação”, destacou o reitor.

O secretário Inácio Arruda reforçou a importância da Ufersa na construção da ICID III, considerada uma das principais prévias científicas para a Conferência do Clima, que ocorrerá no final do ano, em Belém. “A Universidade Federal do Semi-Árido é parte importantíssima dessa atividade. Não é possível que a discussão sobre o clima se limite a florestas tropicais ou equatoriais. O semiárido, os desertos e os oceanos também precisam estar no centro do debate. A Ufersa deve estar muitíssimo bem integrada nesse movimento”, afirmou.

Secretário Inácio Arruda, do MCTI, convida Ufersa para a ICID III/Foto: Eduardo Mendonça

Com eixos voltados à sustentabilidade e à segurança alimentar nas regiões secas do planeta, a ICID III pretende levantar questões urgentes como o impacto do aquecimento global sobre cultivos essenciais. “Temos que perguntar: o feijão vai resistir às altas temperaturas? A soja, o trigo, a mandioca? Precisamos mobilizar nossas universidades e laboratórios para responder a essas perguntas que envolvem diretamente a segurança alimentar da população”, ressaltou o secretário. Ele ainda destacou a importância de integrar as instituições de pesquisa com bancos de fomento, como BNDES e Banco do Nordeste, para ampliar o financiamento à ciência e inovação voltadas à realidade do agricultor nordestino.

Ao final do encontro, o reitor Codes agradeceu o convite e confirmou a participação da Ufersa na conferência internacional, colocando a expertise da universidade à disposição da agenda climática global.