Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Startup iLibras, incubada na Iagram/Ufersa, é aprovada em programa do Sebrae voltado a impacto social

Extensão 24 de julho de 2025. Visualizações: 110. Última modificação: 24/07/2025 15:55:35

A aprovação no Regenera 2025 foi com uma plataforma que oferece teleatendimento em Libras e promove a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes não fluentes em Língua Brasileira de Sinais/Foto: Cedida

A startup iLibras, incubada na Iagram — Incubadora Tecnológica do Agronegócio de Mossoró, da Ufersa – , acaba de ser aprovada no Regenera 2025, programa do Sebrae RN voltado para startups com foco em impacto social e ambiental. A plataforma, que oferece teleatendimento em Libras e promove a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes não fluentes em Língua Brasileira de Sinais, foi reconhecida por sua proposta de inclusão e transformação. Com foco na redução das desigualdades, a iLibras se alinha diretamente ao ODS 10 da Agenda 2030 da ONU.

Rafaele Oliveira, fundadora da startup/Foto: Cedida

Além da conquista no Regenera, a iLibras também participou da 3ª edição do programa Startup Nordeste, uma jornada de aceleração promovida pelo Sebrae que ofereceu mentorias e ferramentas estratégicas para redesenhar o negócio com mais segurança e propósito. A fundadora da startup, Rafaele Oliveira, reforça o compromisso com a transformação social. “Somos profundamente gratos a todos que têm caminhado conosco, especialmente à equipe da nossa incubadora, o Iagram, na pessoa de Radamés Dantas, que tem sido um grande incentivador e parceiro nessa trajetória. Como bem disse Paulo Freire, ‘a educação liberta’, e acreditamos que ela precisa ultrapassar os muros da universidade e alcançar a sociedade como um todo”, declarou Rafaele.

A plataforma tem como missão garantir autonomia à comunidade surda no dia a dia, promovendo o acesso igualitário à informação e aos serviços essenciais oferecidos por organizações públicas e privadas. A fundadora acredita que o futuro precisa ser construído com mais empatia e inclusão. “Quando olharmos para o futuro, esse futuro precisa ser muito mais inclusivo do que ele é hoje”, afirmou Rafaele.

Para o gerente da IAGRAM, Radamés Dantas, a aprovação da iLibras representa mais um marco positivo na trajetória da incubadora. É mais uma iniciativa de sucesso da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró, a Iagram, que inclusive está com edital aberto para novos projetos”, disse. Ele convida os empreendedores a acreditarem nas suas ideias: Não fique sozinho com seu projeto, pensando se ele vai dar certo ou não. Vá à incubadora e teste-o. Ideias precisam ser validadas, e a Iagram tem uma metodologia de validação gamificada e pronta para te ajudar”, concluiu.