
A ação foi para identificar antecipadamente possíveis falhas ou pontos de aquecimento anormal nos quadros elétricos, que podem indicar sobrecarga/Foto: Cedida
Numa parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Angicos, realizou uma importante ação de manutenção preventiva nas instalações elétricas da unidade utilizando tecnologia de ponta: a termografia infravermelha. A inspeção foi feita com o auxílio de uma câmera termográfica da marca FLIR, modelo mais avançado disponível no mercado. A parceria entre as duas IFES foi articulada pelo servidor Júnior Anjo, coordenador de Planejamento de Administração do Campus Angicos.
O principal objetivo da ação foi identificar antecipadamente possíveis falhas ou pontos de aquecimento anormal (os chamados “pontos quentes”) nos quadros elétricos, que podem indicar sobrecarga, conexões frouxas ou outros problemas que, se não tratados, podem levar a falhas graves, interrupções no fornecimento elétrico ou até mesmo princípío de incêndios.

Equipe responsável pela inspeção termográfica/Foto: Cedida
A inspeção termográfica, idealizada pelo servidor Rodrigo Lacerda, Engenheiro de Segurança do Trabalho, foi conduzida pelo mesmo e pelo colaborador Wamberto de Oliveira, eletricista terceirizado do campus. “A termografia mostra aquilo que o olho humano não consegue ver. Trata-se de uma excelente aliada na identificação de pontos quentes e na manutenção da eficiência e segurança dos sistemas elétricos em geral”, afirma Rodrigo Lacerda.
A vistoria revelou a existência de alguns pontos importantes, que foram anotados e farão parte do cronograma da manutenção preventiva nos próximos dias. Os pontos mais severos foram tratados imediatamente, como o caso de um quadro elétrico, em que o aparelho termográfico apontou altissíma temperatura, e tão logo foi susbstituido o cabo elétrico conjuntamente com o disjuntor, corrigindo-se assim a anomalia presente.
A utilização da termografia se destaca como uma ferramenta eficiente, que permite uma análise detalhada sem a necessidade de desligar os sistemas. Entre as principais vantagens dessa tecnologia estão a agilidade no diagnóstico, a prevenção de acidentes, a redução de custos com manutenções corretivas e o aumento da segurança em geral.
A iniciativa da Coordenação de Planejamento e Administração do Campus Angicos reforça o compromisso da UFERSA com a segurança, a manutenção, a inovação e a gestão eficiente dos seus recursos, além de destacar o valor das parcerias interinstitucionais para a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade acadêmica.