Os estudantes das moradias estudantis do Campus Sede, em Mossoró, promoveram um verdadeiro mutirão de limpeza e ações de combate às arboviroses, ao longo desta quarta-feira, dia 09 de julho. A programação, fomentada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE começou por volta das 8h com a retirada de resíduos recolhidos pelos estudantes em cada um dos 3 blocos da moradia feminina e das 17 casas masculinas.
Foram recolhidos pela Superintendência de Infraestrutura – SIN resíduos domésticos, material eletrônico para descarte, colchões e mobílias sem uso. A varredura também se estendeu pelas mediações de outros prédios do Lado Oeste.
A equipe de profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mossoró também participou da ação com a aplicação de produtos preventivo contra mosquito Aedes aegypti e repassando orientações e instruções. Já no Restaurante Universitário, uma “blitz” levou panfletagem com informações sobre a necessidade do combate e controle às zoonoses nas dependências da instituição.
À tarde, foi a vez dos trabalhadores terceirizados que atuam com manutenção e limpeza da universidade participarem de uma palestra com recomendações de como prevenir, identificar e retirar focos de mosquitos.
As arboviroses são um grupo de doenças virais transmitidas por mosquitos e carrapatos, como, que incluem enfermidades como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.