No próximo sábado, 12, às 13h30, o programa Univerciência estreia uma nova temporada, trazendo novas pesquisas produzidas em instituições de ensino superior do nordeste brasileiro. Esta sétima temporada celebrará os 5 anos do programa, que nasceu com o intuito de mostrar a importância das produções científicas que transformam e fazem diferença no dia a dia das pessoas. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Assessoria de Comunicação, é uma das 25 instituições parceiras do programa.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, por meio da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Mário Ribeiro, apresentador do Univerciência/Foto: Cedida
A 7ª temporada é composta por 15 programas que serão exibidos todos os sábados até o dia 18 de outubro, estando a Ufersa participando dos programas: 2, a ser exibido no dia 19 de julho, com reportagem sobre enxerto de Maracujá, com o jornalista Carlos Adams; o programa 4, a ser exibido no dia 2 de agosto, com a matéria sobre produção de abelhas rainhas, reportagem de Carlos Adams e, do programa 12, a ser exibido no dia 27 de setembro, com reportagem sobre pesquisa com a cultura do caju, reportagem da estagiária de jornalismo da Assecom, Monalisa Teixeira. As imagens são de Eduardo Mendonça e Analice Sousa; a edição de Diego Farias e Analice Sousa e, a produção das matérias é do jornalista Passos Júnior.
O conteúdo produzido pelo Univerciência pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na Internet por cada TV e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.
O ‘Univerciência’, pode ser visto, em sinal aberto: na Bahia, pela TV UESB, TVE e TV ALBA; no Ceará, pela TVC; no Espírito Santo, pela TVE ES; em Goiás, pela TV UFG, no Maranhão, pela TV UFMA e TV IFMA; em Minas Gerais, através da Rede Minas; em Pernambuco, através da TVU Recife e da TVPE; no Piauí, pela TV Antares e TV Assembleia; no Rio Grande do Norte, pela TVU RN; em Santa Catarina, através da TV UFSC; em São Paulo pela TVT; em Sergipe, na TV Aperipê; no Canal Educação da TV Brasil; e ainda pela TV Brasil, Canal Saúde, para a Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e no Canal Futura. Esses três últimos canais também estão disponíveis através de operadoras de TV por assinatura e por parabólica para todo o Brasil.
SERVIÇO: Programa Univerciência: Sábado às 13h30.
Horário alternativo
Segundas-feira:
06h • TV Brasil, TVE e TV Uesb.
Quarta-feira:
às 18h • TV Uesb
às 19h • TVE