Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Agronomia da Ufersa conquista acreditação internacional pelo sistema Arcu-Sul

Ensino, Reconhecimento 3 de julho de 2025. Visualizações: 195. Última modificação: 04/07/2025 09:35:56

Acreditação exigiu um levantamento criterioso sobre o curso de Agronomia/Foto: Arquivo Assecom

O curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) acaba de receber uma importante chancela internacional: a acreditação pelo Sistema Arcu-Sul (Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul e Estados Associados). A certificação foi concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio da Resolução nº 2023-14554, de 24 de junho de 2025, com validade de seis anos. O curso de Agronomia da Ufersa é o primeiro na região Nordeste a ser acreditado no sistema Arcu-Sul.

Segundo o coordenador do curso, professor Adrian Molina, essa conquista amplia significativamente as oportunidades para estudantes e professores. “A importância de estar dentro desse sistema de acreditação radica na participação de intercâmbios ou mobilidade estudantil e profissional na região”, destacou. O sistema envolve países como Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, promovendo o reconhecimento mútuo dos diplomas e incentivando a excelência acadêmica.

Além de facilitar a mobilidade acadêmica, a acreditação também agrega valor à instituição. “A nossa instituição aumentará a visibilidade e o reconhecimento de seus cursos, além de abrir novas oportunidades para parcerias e incentivar a melhoria contínua da qualidade dos cursos de graduação”, afirmou Molina.

A iniciativa de participar do processo foi institucional. De acordo com o professor, a Coordenação de Agronomia foi comunicada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em agosto de 2023 para iniciar a coleta de dados e documentos exigidos pelo Arcu-Sul. A avaliação exigiu um levantamento criterioso sobre quatro grandes dimensões do curso: o contexto institucional, o projeto pedagógico, a comunidade acadêmica e a infraestrutura. O professor afirmou que após o envio dos dados, uma comissão avaliadora composta por quatro especialistas realizou uma visita in loco. Na ocasião, foram realizadas entrevistas com estudantes, egressos, empregadores, técnicos administrativos e docentes.

Com a acreditação em vigor, o curso de Agronomia da Ufersa passa a integrar uma seleta lista de cursos reconhecidos internacionalmente por sua qualidade acadêmica, o que representa um diferencial para os alunos e para a própria universidade. “Facilitará o processo de reconhecimento de diploma e títulos de graduação entre os países membros do Mercosul e associados”, finalizou o professor Adrian Molina.