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Comunicação

Plataforma oferece aulas online e gratuitas de preparação para o Enem

Responsabilidade Social 23 de junho de 2025. Visualizações: 245. Última modificação: 23/06/2025 14:23:56

A professora Luciana Batista Sales, docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), é a idealizadora de uma plataforma online de aprendizado que está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas interessados em conteúdo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O objetivo, de acordo com ela, é “democratizar a aprendizagem para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que irão se submeter à avaliação do Enem, utilizando a plataforma educacional Pensar EaD como ferramenta principal de ensino”. As inscrições devem ser realizadas de maneira online na página https://enem.pensaread.com/

O projeto será desenvolvido no ambiente virtual da plataforma Pensar EaD, com a oferta de conteúdos voltados à formação para o Enem. As inscrições gratuitas serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e ocorrerão por meio de uma página específica disponibilizada na própria plataforma.

Para participar do projeto, o aluno deverá estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino, sendo obrigatória a comprovação dessa condição no momento da inscrição. A seleção dos participantes será realizada mediante o preenchimento de um formulário e a análise do atendimento a esse critério.

Recursos disponíveis

Na plataforma Pensar EaD, os alunos terão acesso a videoaulas, biblioteca virtual, Virtual Class (Sala de estudo), atendimento com inteligência artificial para esclarecimento de dúvidas, correção de redação e produção de simulados, relatórios de desempenho, armazenamento em nuvem, ferramenta de agenda personalizada (Pensar Agenda), gerador de QR Code, Docs Pensar, cronômetro para gestão de estudos, calculadora de nota Enem, sistema de gamificação estruturada e suporte da equipe de apoio.

Todo o conteúdo estará organizado em módulos temáticos, com acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos. Relatórios de progresso poderão ser gerados periodicamente para monitorar o desenvolvimento educacional de cada participante, possibilitando intervenções de orientação e incentivo sempre que necessário.