Integrada à programação inicial das comemorações pelos 20 anos da universidade, as plataformas e produtos de comunicação da instituição passam a receber uma nova aplicação da identidade visual desenvolvida pela Assessoria de Comunicação – Assecom para marcar o ano comemorativo de 2025.
O novo visual está mais colorido e com mais elementos iconográficos em representação à pluralidade da instituição, assim como também agrega mais recursos para aplicações em diversos suportes de mídia. O jornalista Higo Lima, diretor da Assecom/Ufersa, explica que a atual identidade visual da instituição nunca recebeu uma atualização e, em paralelo a isso, acumula aplicações desordenadas ao longo destas duas décadas.
“A logomarca da Ufersa foi concebida em um cenário completamente diferente do atual contexto – a instituição é outra e as necessidades de mídias também são. Os atuais elementos visuais pouco representam a pluralidade de saberes e competências que emergiram com o crescimento da universidade nesse período. Temos uma marca de difícil aplicação pela sua estrutura e, há tempos, necessita se alinhar ao atual ecossistema de mídia, cada vez mais veloz, dinâmico, de múltiplos suportes e para muitos públicos”, detalha Lima.
Sob comando do publicitário Mateus Lopes, o maior desafio para a atualização da aplicação da marca foi modernizar o visual, mas sem perder de vista o valor histórico e tradicional da instituição. “O brasão da Ufersa é o seu primeiro elemento visual – a sua digital, porém, percebemos que ele é pouco utilizado ou apenas fica na comunicação interna e mais formal, daí pensamos em trazer seus ícones e cores para mais próximo da marca”, explica Lopes.
Do brasão, foram extraídas as cores amarela, azul e vermelha, que se somam ao verde já usado nas barras superior e inferior. As duas barras que “imprensam” a palavra Ufersa foram suprimidas, deixando a tipografia mais limpa e com maiores possibilidades de uso a partir da nova cartela de quatro cores que remetem aos símbolos do brasão (tocha, moinho, ouroboro, carnaubeira e o sol).
Ladeada à palavra Ufersa, passa a ser acrescida a insígnia “20” (vinte), cujo numeral “2” (dois) se inicia com o traçado de 8 (oito) linhas, para delinear os oito centros acadêmicos da universidade, e se imbrica com o numeral zero, denotando, assim, as especificidades de cada área ao mesmo tempo em que imprime a simbologia de unidade.
Acesse AQUI o enxoval com aplicação comemorativa da marca “Ufersa | 20 Anos”.