Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Feira agroecológica da Ufersa promove encontro fora das salas de aula

Extensão 15 de maio de 2025. Visualizações: 134. Última modificação: 15/05/2025 13:54:53

A feirinha agroecológica da Ufersa acontece todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, no lado leste da Universidade, em Mossoró. Foto: Assecom.

Pensando em levar o ensino para além das salas de aula e possibilitar um maior contato entre alunos, pequenos produtores e comerciantes do interior do Rio Grande do Norte, o grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Ufersa (GPEA), voltado para a agricultura familiar, promoveu hoje, 15, um encontro com o objetivo de aproximar os agricultores dos estudantes da Escola Estadual Professora Almiro de França, localizada no assentamento Primeiro de Maio, na município de Caraúbas.

A visita teve como propósito mostrar aos estudantes como funciona uma feira agroecológica e possibilitar o ensino fora do ambiente tradicional, revelando a importância de um centro de comercialização dos produtos orgânicos e apresentando, na prática, os princípios da agroecologia. Para a professora Ronimeire Torres, formada em agroecologia pela Ufersa, e docente do curso técnico, o encontro representa uma possibilidade única para a formação dos alunos. “Como eu sou uma ex-aluna aqui da Instituição, acredito que essa interação entre a escola e a UFERSA impacta positivamente na formação deles e é uma chance de levar a história da feirinha e suas atividades para a nossa cidade, além de entendermos melhor a agroecologia e sua relevância social”, destaca Ronimeire Torres.

Da esquerda para a direita: Ezequiel Paulo, Benício Ferreira e Santra Gianni. Foto: Assecom.

Além de ser um espaço de comercialização dos produtos dos feirantes, a feira também torna-se um espaço educativo, visto que o ambiente acadêmico possibilita esse atravessamento entre o ensino e a prática, beneficiando tanto os discentes quanto os pequenos produtores. Joaquim Pinheiro, coordenador do GPEA, reforça o papel pedagógico da iniciativa. “O objetivo é mostrar e trazer para dentro da Ufersa uma agricultura agroecológica, orgânica, para os alunos, para os professores, para os técnicos administrativos e para toda comunidade. Conhecer a experiência da feira é importante para mostrar, na prática, que é possível uma nova agricultura, uma agricultura mais voltada para alimentar a população local com alimentos orgânicos”, afirma Joaquim Pinheiro.

Ezequiel Paulo, Benício Ferreira e Santra Gianni, concluintes do ensino médio, comentaram que o momento foi relevante para entenderem como um agricultor pensa, visto que desenvolvem um projeto voltado à irrigação, considerando as necessidades de sua cidade. “Estamos muito felizes com a visita, nós não somos agricultores, né? E hoje nós tivemos a possibilidade de entrevistar o coordenador da feira para saber o que ele acha do nosso projeto, já que ele convive com os produtores e consegue repassar essa informação para a gente, do jeito que a gente entende e que a gente possa aplicar no nosso projeto e facilitar para o agricultor”, enfatizou Ezequiel Paulo.

Aberta à comunidade interna e externa, a feirinha agroecológica da Ufersa acontece todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, no lado leste da Universidade, atrás da Assessoria de Comunicação (Assecom).

O professor Joaquim Pinheiro, coordenador do Projeto de Extensão da Feira Agroecológica da Ufersa. Foto: Assecom