Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto Direitos Humanos na Prática celebra 10 anos com lançamento de e-book e mesa de diálogo

Eventos, Extensão 14 de maio de 2025. Visualizações: 165. Última modificação: 15/05/2025 18:05:17

Participantes do evento comemorativos pelos Foto cedida.

Na noite da última terça-feira, 13 de maio, o auditório da Pró-Reitoria de Extensão (Proec) foi palco da celebração dos 10 anos do projeto de extensão Direitos Humanos na Prática, uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) com forte atuação dedicada à promoção dos direitos humanos e à construção de uma cultura de paz.

A programação contou com o lançamento do e-book comemorativo “Direitos Humanos na Prática: 10 anos de extensão universitária e justiça restaurativa no campo da infância”, que reúne experiências e reflexões acumuladas ao longo da trajetória do projeto.

O livro está disponível para acesso gratuito AQUI.

Durante o evento, também foram entregues os certificados de conclusão das turmas I e II do Curso de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz da Ufersa, reconhecendo a formação de novos agentes multiplicadores dessa prática. O projeto é coordenado pelo professor Ramon Rebouças, do Curso de Direito, e acumula impacto na formação de dezenas de jovens graduandos, como é o caso, por exemplo, do Alessandro Amaral. 

Foi um momento singular para minha vida, não só acadêmica, mas para toda uma construção enquanto pessoa, já que o projeto Direitos Humanos na Prática carrega um princípio fraterno e afetivo de muita importância para todos os seus integrantes. Além disso, é um importante passo para a Justiça Restaurativa na cidade de Mossoró, que conta com a longevidade de um projeto tão abrangente e importante para toda comunidade”, declarou o estudante de Direito extensionista do projeto, Alessandro Amaral. 

A noite foi encerrada com uma mesa de diálogo que reuniu os professores Jailson Alves e Ramon Rebouças, além da formadora Paula Roberta, que compartilharam suas experiências e perspectivas sobre justiça restaurativa e o papel da universidade na promoção dos direitos humanos.