Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA promove curso online sobre conto fantástico brasileiro com rodas de leitura literária

Campus Angicos, Extensão 13 de maio de 2025. Visualizações: 113. Última modificação: 13/05/2025 14:11:15

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículos e Linguagens – EDUCLIN, dentro da linha de pesquisa “Linguagem, Alfabetização de Crianças e Literatura Infantil”, promove o curso de extensão “Para ler o conto fantástico brasileiro: rodas de leitura”, com início marcado para o dia 14 de maio de 2025.

A iniciativa, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas – DCH, do Campus Angicos, da Universidade Federal Rural do Semiárido – Ufersa, conta com a parceria da professora Antonia Marly da Silva Moura, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

O curso será realizado no formato online, em encontros quinzenais às quartas-feiras, entre os dias 14 de maio e 26 de julho de 2025, com carga horária total de 24 horas. As atividades acontecerão via Google Meet, com apoio de materiais disponibilizados no Google Classroom e Google Drive. As aulas serão conduzidas por meio de reuniões síncronas, com duração de duas horas cada.

Responsável pela ação, professor Aedson Oliveira, explica que o curso visa apresentar uma visão panorâmica do conto fantástico brasileiro. Ao todo, oito escritores reconhecidos como mestres do conto brasileiro serão abordados nas rodas de leitura. “O foco está no diálogo entre real e irreal, explorando narrativas que evocam o medo, o grotesco, o horror e outros efeitos estéticos que caracterizam o fantástico”, detalha.

Além da valorização do conto fantástico como expressão artística e cultural, o curso também busca fomentar práticas de mediação da leitura, ampliando o repertório teórico e prático dos participantes – especialmente estudantes, professores e interessados em literatura. As rodas de leitura se consolidam, assim, como espaço formativo e de difusão do conhecimento, promovendo o diálogo entre pesquisa, ensino e extensão universitária.

Saiba mais sobre o projeto AQUI na página do SIGAA.