
O curso “Combate ao Assédio nas Relações de Trabalho” é oferecido pela Ufersa em parceria com Ministério Público do Trabalho. Na imagem, equipe responsável pela elaboração do conteúdo. Foto cedida/arquivo pessoal.
Uma formação gratuita e online sobre combate ao assédio nas relações de trabalho, elaborada pelo Observatório dos Direitos Sociais do Semiárido (ODSS), já atraiu pessoas de todas as regiões do país. Lançado em fevereiro, o curso de extensão foi criado por professores e estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) e por integrantes do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, as duas instituições que atuam em parceria no ODSS.
“Nós pensamos inicialmente que seria uma proposta interessante para o público do Rio Grande do Norte e da região nordeste”, comenta o coordenador do Observatório e professor do curso de Direito da Ufersa, Rafael Lamera Cabral. “Mas tivemos uma ótima surpresa ao observar que pessoas de todas as regiões, incluindo todos os estados da região Sudeste, acessaram o conteúdo”.
Em apenas dois meses, mais de 240 pessoas realizaram a inscrição e, desse total, 170 participantes já concluíram a formação e receberam o certificado de 12 horas de atividades. De acordo com o professor Rafael Cabral, o conteúdo é dividido em 4 categorias: Assédio Moral, Assédio Eleitoral, Assédio Sexual e Discriminação de Gênero nas relaçõs de trabalho. “Esse curso nasceu a partir da atuação inicial do ODSS em 2024, que esteve muito voltada para a questão do assédio eleitoral”, detalha o coordenador.
Como realizar a inscrição
O primeiro passo para os interessados é realizar um cadastro no ambiente virtual de aprendizagem da Ufersa.
Em seguida, é preciso selecionar o curso “Combate ao Assédio nas Relações de Trabalho”, informando a seguinte chave de acesso: ODSS_2025_UFERSA.
Para obter mais informações, entre em contato com o Observatório dos Direitos Sociais do Semiárido (ODSS) pelo e-mail odss@ufersa.edu.br ou por meio do perfil @odssufersa no Instagram.