A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) deu mais um importante passo para educação inclusiva e a valorização da diversidade cultural. Na manhã do dia 2 de abril, foi realizada a primeira reunião de planejamento do Programa de Aperfeiçoamento Escola Quilombola, uma iniciativa que visa oferecer formação continuada para professoras e professores que atuam em escolas quilombolas do Rio Grande do Norte.
A reunião marcou o início das atividades desta nova edição do Programa, que está previsto para começar até o mês de junho e terá duração de oito meses. Ao todo, 120 educadores quilombolas participarão da formação, que busca fortalecer a prática pedagógica a partir da valorização da identidade afro-brasileira.
Coordenado de forma colegiada pelos professores Ozaias Batista, Fadyla Araújo e Melquisedeque Fernandes, o Programa tem como objetivo central aproximar ainda mais as escolas quilombolas da história, cultura e tradições afrodiaspóricas — elementos essenciais da identidade local e nacional.
Além de qualificar profissionais da educação, a iniciativa promove um olhar mais sensível e respeitoso às comunidades quilombolas, reconhecendo sua importância histórica e seu papel na construção da sociedade brasileira. A logomarca do Programa, criada especialmente para esta edição, representa de forma lúdica essa conexão com as raízes e a ancestralidade afrodescendente.