Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pesquisador da Ufersa é nomeado coordenador-adjunto da área de Medicina Veterinária na CAPES

Pós-graduação, Reconhecimento, Servidor 31 de março de 2025. Visualizações: 95. Última modificação: 31/03/2025 11:49:48

Professor Alexandre Rodrigues, do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa. Foto cedida

O pesquisador Alexandre Rodrigues Silva, professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), foi nomeado pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES para desempenhar a função de coordenador-adjunto de Programas Acadêmicos da Área de Medicina Veterinária.

Portaria CAPES Nº 62, de 21 de Março de 2025 – Designa docentes e pesquisadores para o exercício da função de coordenadora ou coordenador-adjunto de área de avaliação da CAPES.

Alexandre Rodrigues é Médico Veterinário pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, instituição onde também cursou Mestrado e Doutorado na área de Reprodução Animal pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias. Na Ufersa, é atualmente docente Titular do Centro de Ciências Agrárias – CCA e coordenador do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, onde desenvolve pesquisas voltadas ao estudo da fisiologia e biotecnologias reprodutivas aplicadas a cães e animais selvagens.

Com forte atuação na área, ele integra o staff do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Andrologia Animal, é membro-diretor do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, e vice-diretor do Conselho Cinotécnico da Confederação Brasileira de Cinofilia. Além disso, o docente é Pesquisador de Produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Na Capes, o professor Alexandre Rodrigues assume a responsabilidade sobre o processo de avaliação quadrienal de cursos de pós-graduação reconhecidos pela Capes, na área de Medicina Veterinária, bem como a coordenação de comissões e grupos regulares de consultores. Ademais, o professor atuará na avaliação da qualidade dos pareceres apresentados por consultores ou comissões, contribuição para o debate e a definição da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da Capes na seleção de consultores científicos qualificados.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, professora Liana Nobre, celebrou a nomeação e destacou a competência e dedicação do pesquisador na área. “O trabalho e representatividade do professor Alexandre Rodrigues engrandecem não apenas a Medicina Veterinária, mas também a nossa instituição. A Ufersa se orgulha de tê-lo como parte de sua comunidade acadêmica e desejamos sucesso nessa nova responsabilidade”, comentou Liana Nobre.

Professor Alexandre Rodrigues, do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa. Foto cedida