
Defesa da dissertação ‘Dimensionamento da força de trabalho no IFRN Pau dos Ferros: uma análise exploratória da eficiência administrativa’/Foto: Cedida
Na última terça-feira, 26, ocorreu a defesa da dissertação de mestrado em Administração do servidor-discente Dionly Carlos da Silva Damião. O convênio estabelecido entre a Ufersa e o IFRN tem como objetivo capacitar 15 servidores do Instituto Federal em nível de mestrado no curso de pós-graduação em Administração.
A dissertação, intitulada ‘Dimensionamento da força de trabalho no IFRN Pau dos Ferros: uma análise exploratória da eficiência administrativa’, investigou a relação entre a quantidade de servidores técnico-administrativos e o tempo de tramitação dos processos administrativos, destacando a importância desse fator na determinação do nível de eficiência dos diversos setores administrativos da instituição.
O estudo analisou desequilíbrios na alocação de pessoal e seu impacto na produtividade dos setores administrativos. Os resultados indicam que as ineficiências não decorrem da insuficiência de servidores, mas da inadequação na sua distribuição interna. A dissertação foi orientada pelo professor Ciro José Jardim de Figueiredo, e a banca examinadora foi composta pelos professores Fábio Nobre (Ufersa) e Arthur William (IFCE).
O evento contou também com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Liana Nobre, e com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Aldo, e de Erasmo José Pereira de Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal.
Segundo o reitor, “este momento é essencial para estreitar ainda mais os laços entre as duas instituições”. Já a professora Liana Nobre ressaltou os impactos positivos do Termo de Execução Descentralizada entre as instituições, que tem possibilitado a formação de servidores em alto nível e beneficiado discentes por meio de bolsas acadêmicas de pesquisa. Ainda em 2025, mais sete novos servidores-discentes ingressarão no PPGA, com a expectativa de novas defesas de dissertação tanto em 2025 quanto em 2026.

Defesa contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Liana Nobre; do reitor do IFRN, professor José Arnóbio, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Aldo, e de Erasmo José Pereira de Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal/Foto: Cedida