A Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebe durante esta semana a fase final da segunda edição do RoverXpedição Caatinga 2024, um evento técnico/científico realizada pelo Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, a partir de uma colaboração entre a Ufersa e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT.
Depois de uma semana de intenso trabalho, os participantes irão expor o protótipo, às 10h30, no Colégio Diocesano Santa Luzia, e, à tarde, a partir das 14h30, na Ufersa, no Auditório da Pró-reitoria de Extensão (PROEC), Lado Leste. O projeto envolve cerca de 200 estudantes do oitavo e novo ano do Ensino Fundamental, além de estudantes de graduação da Ufersa e três estudantes da instituição norte-americana.
A turma está envolvida na construção de um rover de exploração da caatinga em uma experiência de educação mão-na-massa. Isso porque a experiência adota a abordagem STEAM, termo em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Com essa metodologia, o aprendizado é integrado a partir da produção de projetos e resolução de desafios.
O projeto já vem sendo desenvolvido desde o ano passado e, na ocasião de lançamento, o professor Felipe Ribeiro, coordenador da ação, comentou sobre a importância de Mossoró ter sido escolhida para o desafio. “Conseguimos essa parceria e dentre centenas de opções o escritório do MIT Brazil escolheu Mossoró para enviar oito estudantes nas férias de inverno deles. Estamos bastante animados, pois eles poderão interagir com nossos estudantes de graduação da UFERSA e em especial, os estudantes de ensino médio de escolas públicas selecionados”.