A Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu 13.421 inscritos (as) no Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2025, número superior às três edições anteriores da seleção. Em mais da metade das inscrições, 52%, o (a) candidato (a) escolheu um dos cursos de graduação da Ufersa como sendo a sua primeira opção.
Cada candidato (a) pode escolher mais de uma opção de curso e, neste parâmetro, a edição deste ano superou todas as expectativas com 39.690 inscrições, considerando a primeira e segunda opção e as modalidades de cotas. Esse é o maior volume dos últimos cinco anos.
Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Administração e Agronomia, nesta ordem, lideram a lista dos cursos mais procurados na Ufersa. Entre os cursos ofertados fora do Campus Sede, a graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Noturno recebeu o maior número de inscritos em Pau dos Ferros; Pedagogia lidera a procura em Angicos; e o curso de Letras – Português recebeu maior número de inscrições no Campus Caraúbas.
A Ufersa abriu 2.755 vagas para os dois semestres letivos deste ano, sendo 1.374 vagas na ampla concorrência e 1.381 vagas para a Lei de Cotas. Desse montante, Mossoró concentra maior número de vagas, com 1.375 oportunidades em 15 cursos de graduação. Na sequência, o Campus Caraúbas tem 480 vagas em 6 cursos; Campus Angicos abre 450 vagas em 5 cursos e o Campus Pau dos Ferros oferece 400 vagas em 3 cursos de graduação.
Professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, celebra a retomada no crescimento da procura pelos cursos da Ufersa e parabeniza os (as) aprovados (as). “Este é um momento de grande felicidade na vida de muitas famílias e uma grande conquista na trajetória daqueles que se dedicaram e, hoje, realizam o sonho de ingressarem em uma universidade pública federal”.
Matrículas – O cronograma inicial estabelecido pelo Ministério da Educação – MEC previa a divulgação do resultado da Chamada Regular no domingo, dia 26, mas o acesso individual do candidato para o resultado só foi liberado na manhã desta segunda, dia 27 de janeiro.
Mesmo com essa intercorrência, a Ufersa conseguiu manter o cronograma inicial para a realização de matrículas, que se iniciam após a divulgação da convocação, divulgada no site sisu.ufersa.edu.br ainda na noite de segunda, garantindo, assim, o período de matrículas de 27 a 31 de janeiro. Todo o processo para as matrículas é online.
Lista de espera – Os(as) candidatos(as) que não conseguiram uma vaga na Chamada Regular, mas têm interesse em participar da Lista de Espera, devem manifestar seu interesse por meio da página do SiSU no MEC, a partir das 8h desta segunda, dia 26, até às 23h59 do dia 31 de janeiro.