Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto Mais Ciência no RN inicia atividades com as escolas contempladas

Sem categoria 23 de janeiro de 2025. Visualizações: 263. Última modificação: 23/01/2025 18:36:23

O programa Mais Ciência no Estado do Rio Grande do Norte reuniu na tarde da última quarta-feira, dia 22 de janeiro, secretários (as) e representantes das escolas contempladas para o primeiro encontro da iniciativa. A proposta irá viabilizar a implementação de 15 laboratórios em escolas de educação básica do semiárido potiguar.

O cronograma do projeto prevê a implementação de janeiro deste ano a novembro de 2026 e cada escola terá investimento de 40 mil reais em equipamentos, uma bolsa para docente responsável pelo laboratório e dez bolsas para estudantes, com duração de 12 meses, totalizando, portanto, 150 bolsas para estudantes e 15 para docentes.

Entre os benefícios à escola, destacam-se o desenvolvimento de competências tecnológicas e científicas por meio de práticas ativas e experimentais capacitação de professores para atuar com metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas; engajamento de estudantes em projetos científicos, feiras, mostras e competições, ampliando o letramento científico e digital e ainda o fortalecimento da integração entre a universidade, as escolas e as comunidades locais.

Mais Ciência na Escola – A Ufersa aprovou na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola o projeto “InovaLab Semiárido: Ciência em Ação nas Escolas”. O programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI) e da Educação – MEC, com execução do CNPq, com o objetivo de transformar a educação básica, promovendo um futuro digital e científico inclusivo e inovador para todos os estudantes no âmbito da educação integral.

Lançamento do Mais Ciência no RN. Foto cedida
Lançamento do Mais Ciência no RN. Foto cedida
Lançamento do Mais Ciência no RN. Foto cedida
Lançamento do Mais Ciência no RN. Foto cedida
Lançamento do Mais Ciência no RN. Foto cedida