O programa Mais Ciência no Estado do Rio Grande do Norte reuniu na tarde da última quarta-feira, dia 22 de janeiro, secretários (as) e representantes das escolas contempladas para o primeiro encontro da iniciativa. A proposta irá viabilizar a implementação de 15 laboratórios em escolas de educação básica do semiárido potiguar.
O cronograma do projeto prevê a implementação de janeiro deste ano a novembro de 2026 e cada escola terá investimento de 40 mil reais em equipamentos, uma bolsa para docente responsável pelo laboratório e dez bolsas para estudantes, com duração de 12 meses, totalizando, portanto, 150 bolsas para estudantes e 15 para docentes.
Entre os benefícios à escola, destacam-se o desenvolvimento de competências tecnológicas e científicas por meio de práticas ativas e experimentais capacitação de professores para atuar com metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas; engajamento de estudantes em projetos científicos, feiras, mostras e competições, ampliando o letramento científico e digital e ainda o fortalecimento da integração entre a universidade, as escolas e as comunidades locais.
Mais Ciência na Escola – A Ufersa aprovou na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola o projeto “InovaLab Semiárido: Ciência em Ação nas Escolas”. O programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI) e da Educação – MEC, com execução do CNPq, com o objetivo de transformar a educação básica, promovendo um futuro digital e científico inclusivo e inovador para todos os estudantes no âmbito da educação integral.