Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Biblioteca do campus de Mossoró conta com seção dedicada à Literatura de Cordel

Estudante 30 de dezembro de 2024. Visualizações: 125. Última modificação: 30/12/2024 08:58:18

Cordéis foram doados pela Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC) e estão disponíveis ao público no pavimento inferior da biblioteca Orlando Teixeira. Foto: Assecom.

A biblioteca Orlando Teixeira, do campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), recebeu no início de dezembro de 2024 uma doação de 200 títulos de cordéis da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC). Com isso, os usuários da biblioteca passaram a contar com um espaço exclusivo para leitura de cordéis, localizada no pavimento inferior.

A entrega dos exemplares foi feita durante a programação da vigésima Semana do Livro e da Biblioteca. Os cordéis já estão disponíveis ao público e ficam sob a curadoria da equipe do setor de Coleções Especiais.

“Fomos procurados pelo presidente da AMLC, o poeta Glalter Alencar, com uma proposta de doação e de imediato abraçamos a proposta, recebendo uma cordelteca”, comemora a bibliotecária Keina Sousa, diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa. “Com isso incentivamos e valorizamos a literatura de cordel dentro da nossa instituição e ainda fechamos uma parceria que nos presenteou com uma linda apresentação de poetas da terra. Nosso desejo é expandir a proposta para as demais bibliotecas do Sisbi/Ufersa”.

A estudante Beatriz Ferreira da Silva, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Foto: Assecom.

A estudante do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Beatriz Ferreira da Silva, considera que o espaço tem grande relevância para a comunidade acadêmica. Nascida em Messias Targino, ela faz parte da associação de cordelistas da sua cidade e já produziu três obras do gênero.

“É muito importante ter um recurso como esse para manter a nossa cultura viva”, comenta Beatriz, que também é poetisa e faz parte da Associação de Cordelistas do Junco.

A bibliotecária Keina Sousa, diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa. Foto: Assecom.