O Grupo de Estudos em Ciências Ambientais do Semiárido – GECIAMS, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, lançou no último dia 12 de dezembro o documentário a Gestão de Resíduos Sólidos na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró/RN, uma produção do Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido – PLANDITES.
A peça, com cerca de 35 minutos de duração, contextualiza a importância da bacia e chama a atenção para a importância de políticas públicas que garantam a sua sustentabilidade. O material ouviu pesquisadores da universidade, gestores públicos das cidades que compõem a bacia, catadores e sociedade em geral.
Nas falas, todos(as) os(as) ouvidos(as) pontuam a necessidade do gerenciamento para o planejamento desse território. Uma das problemáticas mais latentes do espaço está na disposição dos resíduos sólidos e o impacto ambiental para a fauna, flora e para as comunidades da região, agravada pela falta de políticas públicas.
A Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró é a segunda maior do Estado do Rio Grande do Norte, com mais de 14 mil quilômetros quadrados, e conta com 51 reservatórios principais, sendo açudes, barragens e lagoas
O documentário pode ser assistido AQUI.