Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ministro da Educação, Camilo Santana, empossa Rodrigo Codes para Reitoria da Ufersa

Gestão 12 de dezembro de 2024. Visualizações: 127. Última modificação: 12/12/2024 14:35:32

Professor Rodrigo Codes toma posse para Reitor da Ufersa, em cerimônia presidida pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Luís Fortes/MEC

O professor Rodrigo Codes é um dos 15 reitores e reitoras empossados (as) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na manhã desta quinta-feira, dia 12, em uma cerimônia que lotou o auditório do Conselho Nacional de Educação – CNE, em Brasília. A solenidade reuniu mandatários das Instituições Federais de Ensino de diversas regiões do Brasil, tendo sido empossados 3 reitores de Institutos Federais e 12 de universidades.

Desde o último dia 31 de agosto, Rodrigo Nogueira de Codes já está em efetivo exercício no cargo de Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para o quadriênio 2024 – 2028, ao lado do professor Nildo da Silva Dias, vice-reitor, conforme estabelece o Decreto publicado no D.O.U, em 8 de agosto, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Assista AQUI a cerimônia na íntegra.

Na cerimônia de posse, Alexandre Brasil, titular da Secretaria de Educação Superior (SeSU/MEC), comentou sobre a importância do momento histórico para o fortalecimento da autonomia das universidades. “O celebramos hoje reitores e reitoras que foram eleitos por suas comunidades – docentes, técnicos e estudantes – de forma direta e a partir de um amplo debate”, disse ele.

Alexandre Brasil veio a Mossoró representando o MEC na solenidade de Transmissão de Cargo à Reitoria da Ufersa, em 6 de setembro. Na solenidade desta quinta, ele relembrou o momento e, em sua fala, citou nominalmente a Federal do Semi-Árido ao explanar sobre a importância das universidades para o desenvolvimento nacional. “Vocês assumem um grande papel e responsabilidade, eu tenho a certeza que cada um de vocês, com seu talento e compromisso, contribuirão para a construção de um Brasil melhor, mais inclusivo, mais justo e antirracista, mais preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, disse Brasil.

A posse junto ao Ministério da Educação, com o ministro Camilo Santana, é um momento de muita felicidade e grande alegria, que representa o respeito à democracia e à autonomia universitária

Rodrigo Codes, reitor

Após assinatura para posse dos(as) novos(as) mandatários(as), o ministro Camilo Santana destacou o compromisso do Governo Federal com a autonomia das universidades, sobremaneira em respeito às escolhas mantidas pela comunidade acadêmica de cada instituição. “A posse dos nossos reitores representa um grande momento para a educação brasileira, porque, mais do que gestores, os servidores empossados são líderes que carregam a potencialidade de transformar as universidades, os institutos e as comunidades das quais fazem parte. Os desafios são grandes, mas, com determinação e trabalho coletivo, podemos construir um futuro melhor”, disse ele, complementando que “educação é o alicerce do desenvolvimento social e econômico, por isso estamos investindo incansavelmente para fortalecer esse setor em todos os níveis”.

Professor Rodrigo Codes toma posse para Reitor da Ufersa. Foto cedida

Rodrigo Codes é o 15º dirigente a assumir o comando da instituição (ESAM/UFERSA) e o 5º Reitor à frente da Ufersa. “A posse junto ao Ministério da Educação, com o ministro Camilo Santana, é um momento de muita felicidade e grande alegria, que representa o respeito à democracia e à autonomia universitária. Construímos com a comunidade acadêmica um projeto, que foi escolhido a partir de um amplo debate e, desta vez, chancelado pelo Governo Federal”, pontua o professor Codes, complementando que “nossa equipe está trabalhando incansavelmente para honrar a comunidade acadêmica, zelando pela responsabilidade com o bem público e foco integral nos resultados”.

O professor Nildo Dias, vice-reitor da Ufersa, também prestigiou a solenidade de posse em Brasília. “Essa é um marco histórico para a democracia e, especialmente, para a autonomia das universidades. O ministro da Educação empossou 15 reitores e reitoras de instituições de ensino federal e todos e todas eles(as) foram escolhidos(as) pela comunidade academia, por meio do debate de ideias e ‘jogando o jogo democrático’”, comentou Dias.

Relembre AQUI a Solenidade de Transmissão de Cargo à Reitoria da Ufersa.
AQUI Decreto Presidencial, de 8 de agosto, nomeia Rodrigo Codes Reitor da Ufersa.
Acompanhe AQUI os primeiros dias da Gestão 2024 – 2028.