Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa recebe aporte financeiro para estruturação de laboratórios da pós-graduação

Infraestrutura, Pesquisa, Pós-graduação 11 de dezembro de 2024. Visualizações: 95. Última modificação: 11/12/2024 18:59:34

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido conseguiram aprovar junto à chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT – Proinfra 2023 um projeto orçado em R$ 1.180.417,22 para atualização e recuperação de laboratórios multiusuários da pós-graduação da universidade.

A proposta aprovada tem à frente os professores Leilson Costa e Moacir Franco. Professor Leilson explica que este edital é direcionado para pesquisas de grande porte e que, por esta razão, a conquista da Ufersa indica a qualidade dos pesquisadores e o trabalho desenvolvido na instituição. “O valor da aprovação irá contemplar diversos laboratórios e programas de pós-graduação da Ufersa, sobretudo com a recuperação de equipamentos”.

Confira AQUI o Resultado da Chamada Pública.

Na avaliação dele, esse investimento irá ampliar a capacidade de pesquisa da Ufersa. “Estamos falando da aquisição de novos equipamentos e ainda da atualização dos que já dispomos. Com isso, a gente aumenta nosso potencial para gerar tecnologia, inovação, patentes, publicações e prestação de serviços”, detalha professor Leilson.

A professora Liana Holanda, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, comemora o resultado final da Chamada Pública. “Essa conquista é um reflexo do compromisso e da excelência da nossa universidade em promover o avanço da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional”.

Ainda de acordo com ela, o aporte financeiro será estratégico para o impacto das iniciativas de pesquisas da Ufersa no desenvolvimento social. “O apoio financeiro concedido por meio deste edital permitirá a execução de projetos inovadores, fortalecendo ainda mais a nossa capacidade de gerar conhecimento e impactar positivamente a sociedade”, reflete Liana Holanda.

O referido edital é uma iniciativa de fomento do Governo Federal, que visa “colocar o Brasil em condições de desenvolver projetos científicos e tecnológicos de ponta, focado no apoio a programas estratégicos nacionais e ao desenvolvimento industrial em áreas prioritárias”.

O montante financeiro deverá ser aplicado na restauração e atualização de equipamentos e laboratórios de pesquisa a fim de criar ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico; e ainda aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de conhecimento, por intermédio da realização de pesquisas; e incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica.