A partir desta sexta-feira, 29, até o dia 1º de dezembro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, será o palco do 11º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME), promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Com o tema “Irreverência feminista para mudar o mundo: radicalizar a luta e transformar as vidas das mulheres”, o evento reunirá mais de 600 mulheres de todas as regiões do Brasil, fortalecendo a mobilização estudantil e feminista no país.
O encontro, que chega pela primeira vez ao Rio Grande do Norte, propõe uma agenda política que busca enfrentar as diversas formas de violência machista ainda presentes no ambiente acadêmico. Além disso, será espaço para debater a construção de um projeto político-pedagógico que inclua as demandas feministas no cerne das discussões universitárias.
A programação é diversificada e contará com Feira Científica, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, promovendo o protagonismo das mulheres em diferentes áreas do saber. Segundo Estefane Maria, diretora de Mulheres da UNE e residente de Mossoró, uma das principais reivindicações é a criação de políticas de assistência estudantil específicas para mulheres, além da inclusão de saberes diversos nos currículos acadêmicos.
“Queremos uma universidade onde as mulheres possam viver e estudar sem medo, com um ambiente que valorize as vozes e experiências femininas. O 11º EME vai sacudir Mossoró, o RN e todo o Brasil com a irreverência e luta feminista das mulheres estudantes!”, afirma Estefane.
O 11º EME promete não apenas discutir questões locais, mas também articular estratégias de resistência feminista para todo o país, reafirmando o papel central das mulheres na construção de um Brasil mais justo e inclusivo.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nas redes sociais da organização: @emedaune.