Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Campus de Caraúbas inicia nesta quinta curso de Pedagogia Bilíngue em Libras e Língua Portuguesa

Ensino, Inclusão 27 de novembro de 2024. Visualizações: 15. Última modificação: 27/11/2024 16:28:35

O campus de Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) vai passar a contar, a partir desta quinta-feira, dia 28, com a primeira turma do curso de Pedagogia Bilíngue em Libras e Língua Portuguesa. A formação faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor-Equidade).

Os 30 novos alunos participaram de uma seleção voltada para professores da Educação Básica que ainda não possuem formação na área de Libras. A seleção priorizou professores surdos que já atuam na rede pública. Cada estudante selecionado dentro desse grupo prioritário irá receber uma bolsa mensal de R$ 700.

A programação de abertura do curso de Pedagogia Bilíngue em Libras e Língua Portuguesa do campus de Caraúbas será realizada no auditório da unidade, com uma palestra sobre o tema “Educação bilíngue de surdos e a luta por políticas de equidade”. O tema será abordado pelas professoras Débora Conrado, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Mariane da Silva, da Ufersa.

“Essa conquista é significativa para a comunidade surda do Rio Grande do Norte, mas também de todo o nordeste, tendo em vista que seremos o primeiro curso presencial de Pedagogia Bilíngue para surdos da região”, diz a professora Karla Costa, coordenadora institucional do Parfor na Ufersa. “Esta conquista não teria sido possível sem a significativa contribuição dos envolvidos, especialmente dos professores e professoras do curso de Letras Libras de nossa instituição”.