Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Coletivo Negras promove ações educativas antirracistas pelo Dia da Consciência Negra

Extensão, Inclusão 25 de novembro de 2024. Visualizações: 66. Última modificação: 25/11/2024 15:19:00

Ações educativas antirracistas promovidas pelo Coletivo Negras. Foto cedida

O Coletivo Negras, Projeto de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), realizou uma série de atividades educativas em Natal e Jucurutu em alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Novembro Negro. Com o objetivo de promover a educação para as relações étnico-raciais e a inclusão, o grupo desenvolveu palestras, oficinas e diálogos com professores, alunos e profissionais da educação básica.

As ações, que integram o projeto Coletivo Negras na Ufersa e Comunidades (2024), ocorreram na Escola Municipal José de Andrade Frazão, localizada na Zona Norte de Natal, no dia 18 de novembro, e na Escola Municipal Janúncio Afonso, em Jucurutu, no dia 19. No total, 70 professores e 900 alunos participaram das atividades, que incluíram oficinas como “Abayomi e Turbante” e “Arte Pintura Afro”, ministradas pelas estudantes Elisete Sena e Luiza Maria, do curso de Educação do Campo (LEDOC), e pela egressa Isla Mayara.

A programação contou também com a palestra “Diálogos Antirracistas: Racismo, Educação Antirracista e Ensino”, que trouxe reflexões sobre a importância de práticas educativas voltadas para o combate ao racismo e a valorização da diversidade cultural.

Coordenado pela professora Ady Canário e com a professora Auristela Crisanto como vice-coordenadora, o Coletivo Negras integra o Departamento de Ciências Humanas e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH/Ufersa). O projeto é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e mantém parcerias com o Baobá Teatro de Temática Científica e dez escolas públicas. Seu foco é contribuir com o acesso e permanência de estudantes na universidade, em especial mulheres negras, quilombolas, indígenas e de outras comunidades vulneráveis, sempre em diálogo com suas realidades.

As ações realizadas reafirmam o compromisso do Coletivo com a construção de uma educação inclusiva e antirracista, fortalecendo a consciência histórica e cultural entre educadores e estudantes. Esta foi a primeira celebração do Dia da Consciência Negra como feriado nacional, e as atividades foram conduzidas com entusiasmo, promovendo aprendizado e diálogo no chão das escolas públicas.

Ações educativas antirracistas promovidas pelo Coletivo Negras. Foto cedida
Ações educativas antirracistas promovidas pelo Coletivo Negras. Foto cedida
Ações educativas antirracistas promovidas pelo Coletivo Negras. Foto cedida