Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

CNPq aprova projeto da Ufersa para implantação de laboratórios em escolas

Ensino, Inovação, Responsabilidade Social 25 de novembro de 2024. Visualizações: 209. Última modificação: 25/11/2024 10:35:16

A Ufersa aprovou na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola o projeto “InovaLab Semiárido: Ciência em Ação nas Escolas”. A proposta apresentada pela universidade está orçada em R$ 1,5 milhão em investimentos que irão viabilizar a implementação de 15 laboratórios em escolas de educação básica do semiárido potiguar.

A partir da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, o InovaLab Semiárido promoverá educação científica e tecnológica inovadora, utilizando Clubes de Ciências como estratégia para engajar estudantes e professores em práticas investigativas interdisciplinares nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O projeto será implementado de janeiro de 2025 a novembro de 2026 e cada escola terá investimento de 40 mil reais em equipamentos, uma bolsa para docente responsável pelo laboratório e dez bolsas para estudantes, com duração de 12 meses, totalizando, portanto, 150 bolsas para estudantes e 15 para docentes.

A coordenação do projeto explica que, entre os benefícios à escola, destacam-se o desenvolvimento de competências tecnológicas e científicas por meio de práticas ativas e experimentais capacitação de professores para atuar com metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas; engajamento de estudantes em projetos científicos, feiras, mostras e competições, ampliando o letramento científico e digital e ainda o fortalecimento da integração entre a universidade, as escolas e as comunidades locais.

À frente do projeto estão as professoras Midiã Medeiros Monteiro e Jusciane da Costa e Silva, respectivamente coordenadora e vice, e ainda Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura; Cybelle Barbosa e Lima Vasconcelos; Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo; Hidalyn Theodory Clemente Mattos de Souza; Kesia Kelly Vieira de Castro; Maria Goretti da Silva; Natália Rocha Celedonio; Shirlene Kelly Santos Carmo e Subênia Karine de Medeiros.

Mais Ciência na Escola – O programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI) e da Educação – MEC, com execução do CNPq, com o objetivo de transformar a educação básica, promovendo um futuro digital e científico inclusivo e inovador para todos os estudantes no âmbito da educação integral.

Escolas inscritas no projeto InovaLab Semiárido

Mossoró – escolas municipais (E.M.) Doutor José Gonçalves, José Benjamim, Rotary e Professor Antônio Fagundes
E.M. Professor Severino Bezerra – Pau dos Ferros
E.M. 13 de Maio – Upanema
E.M. Nelson Borges Montenegro – Ipanguaçu
E.M. Maria Cleofas Moura da Rocha – Pendências
E.M. Tancredo Neves – Umarizal
E.M. Professora Lourdes Mota – Apodi
E.M. Leís Gomes de Oliveira – Serrinha dos Pintos
E.M. Professora Maria Odila – Angicos
Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes – Marcelino Vieira
Escola Estadual Professora Maria Alina Pinheiro – Afonso Bezerra
Escola Estadual Almino Afonso – Martins

Ufersa participa de programação para popularização da ciência. foto cedida
Ufersa participa de programação para popularização da ciência. foto cedida
Ufersa participa de programação para popularização da ciência. foto cedida
Ufersa participa de programação para popularização da ciência. foto cedida