Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pesquisadores da Ufersa recebem prêmio em congresso nacional de ortopedia e trauma

Pesquisa, Reconhecimento 19 de novembro de 2024. Visualizações: 38. Última modificação: 19/11/2024 16:51:15

Diego Ariel, professor de Medicina da Ufersa, durante 56º Congresso da SBOT. Foto cedida

Pesquisadores da Ufersa desenvolvem uma técnica cirúrgica através de estudos biomecânicos e a iniciativa inovadora é premiada durante 56º Congresso Anual Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, que aconteceu em meados de novembro, no Rio de Janeiro.

O material premiado tem por base uma pesquisa que está publicada na Revista Brasileira de Ortopedia (vol. 59, número 4/2024), sob o título “Análise do comportamento biomecânico de um modelo animal de configuração de enxerto de trança tripla de isquiotibiais para reconstrução combinada de LCA e LAL para túnel único femoral” e autoria do coletivo Maria Luzete Costa Cavalcante, Renata Clazzer, Camilo Partezani Helito, Rodrigo Nogueira de Codes, Lana Lacerda de Lima e Diego Ariel de Lima.

Em resumo, o artigo descreve e testar biomecanicamente uma configuração, num modelo animal que simula o enxerto triplo de isquiotibiais para a reconstrução combinada do ligamento cruzado anterior (LCA) e do ligamento anterolateral (LAL), com apenas um túnel femoral e somente uma “perna” para a reconstrução do LAL.

O resultado foi obtido a partir de tendões flexores profundos de suínos utilizados como enxerto e fixados com parafusos de interferência de titânio num bloco de poliuretano. As amostras foram divididas em 3 grupos, sendo que, no grupo 1 (controle) – com enxerto quádruplo; no grupo 2, com enxerto triplo simples; e, no grupo 3, com enxerto triplo trançado.

O prêmio foi concedido pelo congresso da SBOT, que reúne líderes da especialidade e empresas do setor em uma intensa troca de conhecimento e atualização científica.

56º Congresso da SBOT. Foto cedida