Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pesquisadores da Ufersa integram iniciativa pioneira de gestão sustentável da pesca de atum

Pesquisa 12 de novembro de 2024. Visualizações: 69. Última modificação: 13/11/2024 12:12:19

Os pesquisadores Dr. Humberto Hazin e Dr. Guelson Batista, da Ufersa, integram o Projeto PROATUM, uma iniciativa que reúne dez instituições nacionais e internacionais, congregando mais de 40 pesquisadores em uma iniciativa colaborativa para promover a sustentabilidade da pesca de atuns no Brasil.

O PROATUM tem como principal objetivo promover a gestão sustentável das pescarias de atuns e espécies afins no Brasil, o que representa um marco na gestão pesqueira nacional. O projeto adota uma abordagem integrada, contemplando aspectos biológicos, ecológicos e socioeconômicos fundamentais para o setor.

Análise de Bycatch: Uma Abordagem Inovadora

Na vanguarda da pesquisa sobre interações ecológicas, o professor Humberto Hazin e a pesquisadora Danielle Monteiro, da FURG, lideram a análise da distribuição espaço-temporal do Bycatch na pesca com espinhel pelágico e suas interações com a pesca de cardume associado, um componente crucial do projeto.

O professor Hazin destaca a importância da iniciativa. “Este projeto representa uma oportunidade ímpar e inédita para compreendermos melhor as dinâmicas da pesca de atum e seus impactos no ecossistema marinho brasileiro”, pontua Dr. Hazin. Por sua vez, a Dra Danielle Monteiro explica que “esta análise permitirá desenvolver estratégias mais eficientes para a redução do Bycatch e a promoção de práticas mais responsáveis”.