![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-04-at-15.32.31-e1730745707337-1024x532.jpeg?resize=895%2C465&ssl=1)
Da esquerda para a direita: os estudantes Antonio Jefferson, Bruna Antunes, Darliane de Souza, Lívia Moura e Francisco Medeiros. Foto cedida/arquivo pessoal.
Cinco estudantes do campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) participaram entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro do 12º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPetro). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e realizado na cidade de Balneário Camboriú (SC).
“O 12º PDPetro foi uma experiência incrível pra mim, superou todas as minhas expectativas”, diz a estudante do curso de Engenharia Química Lívia Christina Moura. “As palestras e minicursos que assisti abordaram temas como mitigação das mudanças climáticas e gestão de emergências ambientais, que destacaram a importância da indústria de petróleo e gás na transição energética”, complementa ela.
s estudantes Darliane Cristina de Souza, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA); e Bruna Antunes, do curso de graduação em Engenharia Química, também participaram do evento. As três alunas são bolsistas do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2). O grupo da Ufersa também foi composto pelos estudantes Antonio Jefferson e o Francisco Medeiros, também do curso de Engenharia Química.
O congresso reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis em uma programação que abordou avanços científicos e tecnológicos da área, juntamente com pautas relacionadas à integração entre a academia e a indústria no Brasil.
Uma das estratégias apresentadas foi a tecnologia CCS, que previne o lançamento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera por fontes geradoras, como indústrias, geradores de energia com base fóssil e plataformas de exploração de petróleo.
“Fiquei inspirada ao ouvir sobre o papel do CCS na redução das emissões de carbono, reforçando o impacto das tecnologias de captura e armazenamento de carbono no combate às mudanças climáticas”, avalia a estudante Lívia Christina Moura. “Além disso, o evento foi uma oportunidade única pra fazer networking e trocar ideias com estudantes que possuem os mesmos interesses que eu”.
![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-04-at-13.21.05-e1730745782989.jpeg?resize=720%2C430&ssl=1)
12º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis foi realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Balneário Camboriú (SC). Foto cedida/arquivo pessoal.
Trabalhos apresentados
Durante a programação do evento, as estudantes Darliane Cristina de Souza e Lívia Christina Moura apresentaram suas pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2).
O trabalho, na modalidade pôster, teve como tema “”Avaliação do potencial da utilização da água produzida do petróleo das empresas produtoras onshore da Bacia Potiguar para irrigação de culturas oleaginosas e gramíneas para produção de biocombustível e bioenergia”.
Já a estudante Bruna Antunes apresentou uma pesquisa com o título “AB-Diesel: Uma revisão na literatura”, também no formato de pôster.