A Reitoria da Ufersa recebeu nesta semana a visita de um grupo de estudantes do curso de doutorado da universidade China Agricultural University – CAU. Os pós-graduandos Ni Xindong, chinês, Mateen Muhammad, da Tailândia, e o africano Tola Abraham Arebe estão participando do programa de Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar no Brasil, financiado pela CAU.
O projeto tem por objetivo validar o uso de máquinas e implementos agrícolas em áreas de produção agricultura familiar do Vale do Apodi, no Rio Grande do Norte. Em se comprovando a eficiência do desempenho das máquinas agrícolas de fabricação chinesa nas áreas de produção familiar, estas serão adaptadas às condições do solo e clima do Semiárido.
Com isso, a solução irá se constituir de uma ferramenta de desenvolvimento regional, fortalecendo a agricultura familiar. O projeto de mecanização da agricultura familiar é fruto da parceria bilateral Brasil-China, coordenador por pesquisadores do IFRN com a colaboração da Ufersa, UERN e apoio da SEDRAF.
Os estudantes conheceram a estrutura da Ufersa, recepcionados pelos professores Miguel Ferreira Neto, Fabrício José Nóbrega Cavalcante e do assessor de Relações Internacionais, professor Victor Wagner Freire de Azevedo.