Ufersa Angicos é destaque no Desafio EliAgro 2024 com inovações para o agronegócio potiguar

Ensino, Inovação 18 de outubro de 2024. Visualizações: 184. Última modificação: 18/10/2024 10:39:18

As duas equipes Angicanas conquistaram o primeiro e segundo lugar da Competição Desafio EliAgro 2024, deixando para trás grandes equipes de outras universidades e Institutos do Estado/Foto: Cedida.

O Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) brilhou na competição Desafio EliAgro 2024, evento que reuniu equipes de todo o Rio Grande do Norte em busca de soluções tecnológicas para o agronegócio. A instituição destacou-se com a participação de seis equipes, cinco delas provenientes do campus Angicos, sendo duas classificadas para a grande final, ocorrida nesta quinta-feira, 17, na Festa do Boi. A competição, organizada pelo Sebrae e coordenada por João Paulo Damásio, professor de Administração e empreendedorismo da Ufersa Angicos e gerente executivo da Ineagro, reforça a integração entre universidades e o setor agropecuário. “O Desafio EliAgro tem como objetivo integrar a universidade e o agronegócio, trazendo a inovação para o setor e fazendo com que a educação empreendedora seja um instrumento transformador”, destacou o professor João Damásio.

Os alunos vencedores do Desafio EliAgro 2024 da esquerda para a direita: Lucas Viana, C&T; Eliel Lima, Engenharia; Vinícius Dantas, BCI; Genivaldo Melo, BCI; Vyctor Souza, Engenharia de Produção/Foto: Cedida

O evento reuniu 20 equipes ao longo de meses de preparação, que incluíram treinamentos online e visitas a produtores rurais para diagnóstico de necessidades e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Entre as equipes, a grande campeã foi a AGI, formada por alunos da Ufersa Angicos e orientada pelo servidor José Anjo.

Equipe Vice-campeã do Desafio EliAgro 2024 Da esquerda para a direita: Maria Izandra, Francisca Iolayne, Lívia Alves e, o Professor Stefeson Bezerra/Foto: Cedida E a aluna Jeiza Anielle da Luz

A equipe apresentou o projeto MARI, uma ferramenta de inteligência artificial voltada para produtores rurais que facilita o gerenciamento das atividades, utilizando gravação e escuta de áudios, especialmente para trabalhadores com baixa escolaridade. A equipe campeã foi composta pelos alunos Lucas de Araújo Leal Viana, Eliel Josenildo Campelo de Lima, Vinícius Sátiro de Azevedo Dantas, Genivaldo José de Melo e Vyctor Rodrigues Marinheiro de Souza.

Além disso, a equipe AgroInova, também da Ufersa Angicos, conquistou o segundo lugar, composta por alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência e Tecnologia, sob a orientação do professor Stefeson Bezerra de Melo. Ambas as equipes receberam suporte e formação da incubadora Ineagro Cabugi, um dos pilares fundamentais da inovação na Ufersa Angicos.

Os times finalistas passaram por capacitações e mentorias oferecidas pelo Sebrae-RN, além de receberem orientação de professores universitários voluntários, garantindo que suas soluções fossem adequadas às necessidades dos produtores e viáveis em termos de custo e aplicação no campo. No total, 20 equipes participaram da competição, que foi patrocinada pelo Banco do Nordeste, Sebrae-RN e Senar.

A reativação da Ineagro Cabugi, Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi, foi um marco importante para o desenvolvimento da região. Segundo João Paulo Damásio, a incubadora “vem promovendo diversas ações de inovação e empreendedorismo para os alunos e para a comunidade”. O professor ressaltou a importância da incubadora, que além de eventos e editais, oferece orientação e consultoria diretamente aos alunos interessados, sendo um dos principais suportes para a vitória no Desafio EliAgro.

evento reuniu 20 equipes ao longo de meses de preparação, que incluíram treinamentos online e visitas a produtores rurais para diagnóstico de necessidades e desenvolvimento de soluções tecnológicas/Foto: Cedida