CNPq/MPA aprova rede de pesquisa proposta pela Ufersa e 30 instituições parceiras

Meio Ambiente, Pesquisa 15 de outubro de 2024. Visualizações: 28. Última modificação: 15/10/2024 18:35:53

Projeto RedeMaris visa conectar saberes para o desenvolvimento sustentável da mariscagem no NE. Foto cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em parceria com 30 instituições brasileiras e canadense, recebeu aprovação do projeto de pesquisa “RedeMaris: Conectando Saberes para o Desenvolvimento Sustentável da Mariscagem no Nordeste do Brasil”, no valor de R$ 2.000.000,00, na Chamada CNPq/MPA Nº 14/2024 – Diagnóstico da Atividade de Mariscagem nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A iniciativa é coordenada pelo professor Dr. Gustavo Henrique Gonzaga da Silva (DBIO/UFERSA). De acordo com ele, a RedeMaris tem como objetivo estabelecer uma rede de pesquisa colaborativa voltada à cadeia produtiva de mariscos nos nove estados do Nordeste. “A rede vai integrar pesquisadores, extensionistas, comunidades locais e instituições governamentais e não governamentais promovendo desenvolvimento sustentável da mariscagem”, explica o professor.

Professor Gustavo Silva , coordenador da RedeMaris. Foto cedida

Para alcançar esse objetivo, a RedeMaris realizará um diagnóstico abrangente da pesca, mapeará as áreas de extração e fortalecerá as práticas de gestão participativa, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca.

O projeto tem como foco a caracterização da dinâmica pesqueira, a identificação de espécies e tecnologias, a atualização de estatísticas pesqueiras, a análise da cadeia produtiva e a avaliação da saúde ocupacional das marisqueiras. Além disso, pretende desenvolver estratégias para agregar valor aos mariscos e promover atividades de educação e divulgação científica, com ênfase na preservação dos recursos marinhos, equidade de gênero e empoderamento das mulheres pescadoras.

A estratégia metodológica contemplará a criação de um sistema participativo para monitoramento e manejo, capacitação das marisqueiras e implementação de novas tecnologias e práticas. Já a adaptação às realidades locais e a colaboração interinstitucional possibilitarão a coleta e análise de dados em tempo real, promovendo um manejo sustentável e eficiente dos recursos marinhos.

A viabilidade da RedeMaris é sustentada por exemplos de sucesso, como os projetos “Gente da Maré” e “Promar”, que promoveram o desenvolvimento sustentável da mariscagem e o empoderamento das mulheres pescadoras. Outro aspecto que é destacado pelo professor Gustavo Silva é a capacidade técnica e científica dos integrantes da RedeMaris. “Temos 67 pesquisadores, extensionistas e líderes comunitários de altíssimo nível, que atuam há décadas com esse tema e que compreendem a relevância social e econômica da da atividade de mariscagem no Brasil”.

Acompanhe a RedeMaris pelo Instagram: @rede.maris

Logo do projeto RedeMaris

Integrantes – Alex Augusto Gonçalves – UFERSA; Alfredo Borie Mojica – UFAL; Allyssandra Maria Rodrigues Maia – UERN; Ambrosio Paula Bessa Júnior – UFERSA; Ana Luiza Mattos Braga – UFPB; Ana Paula de Oliveira Santos – CONFREM REMULMANA; Andrea Ciacchi – UNILA; Antonino de Freitas Bezerra – SEBRAE/ RN; Camila Gomes Fernandes de Souza – UERN; Camila Magalhães Silva – UEMA; Carla Santos Acruz – INEMA; Caroline Vieira Feitosa – UFC; Cibele Soares Pontes – UFRN; Cristina de Almeida Rocha Barreira – UFC; Diego Ariel de Lima – UFERSA; Eduardo Alves de Mendonça – UFERSA; Erick Platini Ferreira de Souto – UFERSA; Eurico Mesquita Noleto Filho – UFRN; Eveline de Almeida Ferreira – UFERSA; Fabiana Lo Tierzo – IDIARN; Francisco José Bezerra Souto – UEFS; Gekbede Dantas Targino – IFPB; Gênisson Lima de Almeida – UFS; George Emmanuel Cavalcanti de Miranda – UFPB; Gustavo Henrique Gonzaga da Silva – Coordenador – UFERSA; Herbster Ranielle Lira de Carvalho – IBAMA; Humberto Gomes Hazin – UFERSA; Igor da Mata Ribeiro Pimentel de Oliveira – UFAL; Iru Menezes Guimarães – UFAL; Ivanice Ferreira dos Santos – UEFS; Jailton de Jesus Costa – UFS; Jean Berg Alves da Silva – UFERSA; Joachim Carolsfield- World Fisheries Trust; Joana Rosa Costa Nogueira – UERN; João Dehon da Silva – IDIARN; José da Silva Mourão- UEPB; José de Etham Lucena Barbosa – UEPB; José Marcelo de Andrade Pereira – UFPB; Joseline Molozzi – UEPB; Julie Antoinette Cavignac – UFRN; Kaio Lopes de Lima – UEMA; Katia Regina Aroucha Barros – CONFREM BRASIL / REMULMANA (MA/PI); Larissa Francisca Lopes de Mendonça – SENAR; Leonardo Dias Nascimento – IFBA; Lígia Moreira da Rocha – Oceânica; Luiz Carlos Fernandes – UFERSA; M. John Wojciechowski – Instituto Linha D’Água – LDA; Madian de Jesus Frazão Pereira – UFMA; Manoela Olegário da Costa – UFRPE; Marcelo de Oliveira Medeiros – SEBRAE/ RN; Margarida Maria Monteiro Vasconcelos- UFDPar; Milena Sonely Mendonça Bezerra Lima – UERN; Moacyr Januário de Souza Junior – EMATER; Nataly Albuquerque dos Santos – UFPB; Navegante Maria dos Santos – Associação das Mulheres Pescadoras e Artesãs do Município de Grossos; Pablo Riul – UFPB; Patricia Pinheiro Fernandes Vieira – UFPB; Raildo Mota de Jesus – UESC; Raquel Lima Salgado – UFERSA; Rômulo Costa Pires Ferreira – UFAL; Ronaldo Angelini – UFRN; Sandra Helena de Mesquita Pinheiro – UFDPar; Sérgio Macedo Gomes de Mattos – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/ Instituto Maramar; Simone Ferreira Teixeira – UPE; Tarcísio Augusto Gonçalves Júnior – UFRN; Ticiano Rodrigo Almeida Oliveira – UFS; Viviane Souza Martins – UEFS.