Cesta básica volta a subir em Mossoró e Pau dos Ferros. Angicos e Caraúbas têm redução

Extensão 14 de outubro de 2024. Visualizações: 68. Última modificação: 14/10/2024 10:25:39

Mossoró foi uma das cidades com maior impacto, apresentando uma elevação de 4,2% no valor da cesta básica, após três meses de quedas consecutivas/Foto: Cedida

Em setembro, o Índice da Cesta Básica Essencial, calculado pelo Laboratório de Engenharia Econômica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Lecon/Ufersa), indicou uma mudança na tendência de preços dos itens essenciais em cidades do Nordeste. Após dois meses de queda generalizada no custo da cesta básica, algumas cidades registraram alta. Mossoró e Pau dos Ferros, por exemplo, tiveram aumentos consideráveis, enquanto Angicos e Caraúbas continuaram apresentando leve redução nos preços.

Mossoró foi uma das cidades com maior impacto, apresentando uma elevação de 4,2% no valor da cesta básica, após três meses de quedas consecutivas. Com esse aumento, o valor médio dos produtos essenciais chegou a R$ 465,55. Pau dos Ferros apresentou o maior aumento entre as cidades analisadas, com uma alta de 5,3% em setembro, após quatro meses consecutivos de queda. Com isso, o custo médio da cesta subiu para R$ 450,10.  Em Angicos, o cenário foi diferente: o valor da cesta básica apresentou uma leve redução de 0,1% em setembro, chegando a R$ 468,43. Caraúbas, pelo quarto mês consecutivo, registrou uma queda no preço da cesta básica, com uma redução de 1,4% em setembro, encerrando o mês com um custo médio de R$ 470,05.

De modo geral, entre as 11 cidades nordestinas monitoradas, sete apresentaram queda no valor da cesta básica, enquanto quatro registraram alta. O Lecon visitou 27 estabelecimentos nas cidades acompanhadas pela Ufersa para coletar dados e avaliar as variações nos preços dos itens essenciais.

Entre os produtos que mais subiram de preço no geral estão óleo de soja, feijão e café, devido a questões climáticas como o El Niño e queimadas nas regiões produtoras, enquanto margarina, tomate e pão francês foram os itens que apresentaram as maiores reduções.
Boletim completo em:

Boletins anteriores em: