Com o objetivo de auxiliar novos empreendedores na criação de estratégias assertivas para a introdução de seus negócios, aproveitando insights e práticas de empresários de sucesso, o curso de Ciências Contábeis da Ufersa está criando o Projeto Startup Mentoria.
A iniciativa irá fornecer formação e suporte contínuo para os empreendedores, auxiliar nas estratégias operacionais e de gestão, além de organizar e conduzir workshops, palestras, podcasts sobre temas essenciais para ás startups, conectando a nova geração com empresários experientes.
O Projeto Startup Mentoria incluir sessões regulares de mentorias, workshops e fóruns de discussão nos quais os novos empreendedores possam aprender diretamente com as histórias de sucesso e os desafios superados. Os envolvidos terão a oportunidade de acessar ferramentas para análise de mercado, planejamento estratégico e networking, adaptadas à realidade de cada negócio.
O projeto tem à frente a professora Luciana Batista, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. De acordo com a explicação dela, as startups surgem como fator econômico e impulsionador para o crescimento e o desenvolvimento de uma região e de um país. “O diferencial das mentorias às startups, realizadas nas universidades, estaria na continuidade e na empatia de ajudar efetivamente os empreendedores a alcançarem os seus sonhos com orientações e tomadas de decisão”, diz a professora.
A professora Luciana explica ainda que a mentoria na fase introdutória de uma startup é decisiva para a sua continuidade. “É nesse momento que as decisões são voltadas para um produto ou serviço mínimo viável, que será testado junto ao seu público-alvo para sua validação”. Todas as decisões estratégicas tomadas na fase introdutória determinarão o produto, investimento, marketing, vendas, networking e o nível de endividamento.
Participantes – O projeto irá atrair empreendedores que estão iniciando suas startups e necessitam de orientações estratégicas para desenvolverem os seus negócios, assim como também os empresários, que serão assistidos para sua evolução como empreendedor. A ideia é reunir 20 empreendedores para mentorias semanais, 03 workshops, 03 palestras, 06 podcasts para discussões, debates e feedback contínuo.
Entre os resultados esperados, a iniciativa quer validar o produto ou serviço mínimo viável, que, após ser testado junto aos clientes, os redirecionamentos serão realizados; além de identificar as ações decisivas e aquelas que precisarão de ajustes para que os encaminhamentos estratégicos sejam orientados e executados.
A equipe detalha que as mentorias relacionadas ao produto ou serviço, marketing, vendas, canais de distribuição e networking serão acompanhadas e assistidas para visualizar a evolução dos resultados e apontar a necessidade das devidas correções
Contatos – Interessados em participar devem entrar em contato com a professora Luciana Batista pelo telefone (84) 9 91012603 ou ainda pelo perfil no Instagram @startupmentorias.