Campi de Mossoró e Pau dos Ferros receberão ações da Semana Nacional de C&T

Eventos, Extensão 9 de outubro de 2024. Visualizações: 147. Última modificação: 11/10/2024 15:34:45

A edição 2024 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contará com atividades nos dias 14 e 19 de outubro nos campi de Pau dos Ferros e Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). A iniciativa é do projeto de extensão Ciência no Parque, que vai levar ao público projetos em andamento nos quatro campi da instituição.

Promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chega à 21ª edição em 2024, debatendo o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Na abertura da programação na Ufersa, o campus de Pau dos Ferros vai receber atividades durante todo o dia 14 de outubro, das 8h às 21h, graças ao investimento da Secretaria de Educação do município. De acordo com a coordenadora do projeto Ciência no Parque, professora Subênia Medeiros, mais de 30 projetos de pesquisa e extensão vão ser apresentados. “O público-alvo dessa ação são estudantes da educação básica da cidade de Pau dos Ferros e região, além da comunidade acadêmica da Ufersa”.

Confira as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido

Já no sábado, dia 19 de outubro, uma grande feira de exposições será levada ao Parque Municipal de Mossoró, em uma programação que será realizada das 15h às 21h. “Essa é nossa maior ação e concentrará 50 projetos e atividades científicas”, afirma a coordenadora Subênia Medeiros. “O Ciência no Parque 2024 pretende unir um público de aproximadamente 3 mil pessoas de diversas idades, conectando lazer e Ciência para a população de Mossoró”, afirma.

“Essa é uma excelente oportunidade para demonstrarmos o potencial da nossa Universidade, reforçando seu papel na qualidade da educação básica e no desenvolvimento social, com especial atenção ao bioma Caatinga”, afirma a servidora Lélia Nascimento, coordenadora acadêmica do campus de Pau dos Ferros. “Nosso objetivo é que todos os cursos de graduação e pós-graduação da Ufersa estejam representados em cada um dos eventos, com a participação de docentes, técnicos e discentes na apresentação de suas atividades”, acrescenta ela.

Acompanhe a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O projeto

O Projeto Ciência no Parque é uma ação de extensão da Ufersa composta por pessoas da comunidade acadêmica da instituição, que conta com a parceria de professores da Educação Básica dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, e de colaboradores interessados em promover a popularização da Ciência. A principal proposta é desenvolver atividades de divulgação científica em praças e parques das cidades, por meio de atividades gratuitas e voltadas para pessoas de todas as idades.

Apoio

O projeto Ciência no Parque é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, na edição deste ano, recebe financiamento também da Secretaria de Educação do município de Pau dos Ferros. Além disso, o projeto recebe apoio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern). Na Ufersa, as atividades contam com o suporte oferecido pelo Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN); Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec); campus de Angicos; e grupo de astronomia do campus de Caraúbas.