Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

TCU constata Nível Aprimorado de Governança na Ufersa

Gestão 26 de setembro de 2024. Visualizações: 135. Última modificação: 26/09/2024 14:33:39

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) passou do Nível Intermediário para Nível Aprimorado no quesito governança. A avaliação é do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgada nesta quarta-feira, 26. O TCU realiza sistematicamente levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança.

Em 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas. Em 2018, foram adicionadas práticas relacionadas com o combate à fraude e à corrupção. Em 2021, foram adicionadas práticas de governança sobre a função de gestão orçamentária. Agora, em 2024, foram adicionadas práticas relacionadas com a sustentabilidade social e ambiental, compondo o primeiro indicador público federal sobre ESG (“Environment, Social and Governance”), além de ter sido feita uma condensação para manter o questionário o menor possível.

Na avaliação geral do índice ESG, a Ufersa alcançou percentual de 72,7%, saindo do Nível Intermediário para o Nível Aprimorado. Especificamente com relação ao índice de integrado de governança e gestão pública, o percentual subiu de 49,3%, em 2021, para 67,7%, em 2024. Já o índice de governança e gestão orçamentária subiu de 9,8%, em 2021, para 75,6%, em 2024.

Ao todo, nesse ano foram avaliadas pelo TCU 387 organizações públicas. Todas as notas são apresentadas em gráficos do tipo radar, variando de 0 (0%) a 1 (100%). O melhor desempenho da Ufersa foi registrado no índice de governança e gestão de pessoas com 85,8%, seguido pelos índices de governança e gestão da sustentabilidade ambiental, com 80,7%; pelo índice de governança de capacidade de gestão e contratação, com 78,7%; índice de governança e gestão orçamentária, com 75%; pelo índice de gestão de pessoas, com 74,9% e, o índice de governança e gestão de contratações, com 72,7%.

O iESGo, que substituiu o Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG), foi criado para incorporar critérios de sustentabilidade social e ambiental, alinhando-se às melhores práticas globais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O novo índice considera não apenas a eficiência administrativa, mas também aspectos como gestão ambiental e inclusão social, representados pelas dimensões ESG (Environmental, Social and Governance).

Os dados completos do TCU estão disponíveis no seguinte sítio eletrônico: https://iesgo.tcu.gov.br/. Já os dados relacionados com a Ufersa podem ser acessados no link: file:///C:/Users/Ufersa/Documents/Downloads/iESGo2024-190-UFERSA.pdf