O Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGCTI/Ufersa), comemora a aprovação pela CAPES, do Projeto de Curso de Doutorado, vinculado à Câmara II – Sociais, Culturas e Humanidades. O Programa já oferece curso de Mestrado, integrando pesquisadores das áreas de ciências humanas, sociais e sociais aplicadas, tais como: Sociologia, Psicologia, Filosofia, Educação, Administração, Serviço Social; do campo Interdisciplinar, como Informática na Educação; da Ciência da Computação; das Engenharias e da Saúde Coletiva.
Destaca-se na avaliação da Capes que a proposta de Doutorado em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI), da Ufersa, se justifica pelas seguintes características: demandas regionais do semiárido brasileiro, como o asseguramento ao acesso à educação superior como fator decisivo para o desenvolvimento regional integrado; a qualificação profissional em nível doutoral em Ensino, Pesquisa e Extensão em perspectiva interdisciplinar, considerando a interconexão entre Cognição, Tecnologias e Instituições, a partir de estudos que interagem diretamente com graves problemas advindos das experiências humanas nos âmbitos social, cultural e educativo da região e, a inclusão social.
A Professora Karla Rosane do Amaral Demoly, ex-Coordenadora do PPGCTI/Ufersa, coordenou os trabalhos de criação do Projeto de Curso de Doutorado Interdisciplinar e destaca a importância da experiência coletiva do programa que oferece às comunidades da região do semiárido nordestino, oportunidades de estudos que promovem profundas melhorias e transformações sociais, educativas e culturais.
O Professor Djalma Thürler, Coordenador da Câmara II Sociais, Culturas e Humanidades da Capes parabeniza o coletivo do programa e esclarece que “se trata de vontade política de fortalecimento da área nas regiões Norte e Nordeste”.
A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, Liana Nobre, aproveitou para parabenizar toda a equipe do PPGCTI pela conquista. “Parabenizo toda a comunidade que faz o Programa pela aprovação do doutorado, e enfatizo a importância da construção coletiva do corpo docente e discente para esse resultado. Ressalto que a pluralidade de saberes e a continuidade das ações dos atores que compõem o PPGCTI culminaram com esse grande feito para a área de Ciências Sociais e Humanas da Ufersa”, ressaltou a professora Liana Nobre.
A professora Maria de Fátima de Lima das Chagas e o professor André Duarte Lucena – Coordenação do PPGCTI/Ufersa também comemoram a aprovação do Doutorado e enfatizam que esta é mais uma ação na direção do fortalecimento de produções e reflexões dirigidas ao campo Interdisciplinar das Sociais, Culturas e Humanidades.
O professor José Albenes Bezerra Júnior, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, por sua vez destacou a importância do PPGCTI para as humanidades e para as transformações sociais e educativas. O professor parabenizou todas as pessoas envolvidas nessa fundamental conquista na pessoa da professora Karla Demoly.