Estudantes de Ensino Médio visitam Laboratório de Inclusão da Ufersa

Extensão, Inclusão 20 de setembro de 2024. Visualizações: 111. Última modificação: 20/09/2024 22:23:15

Máquina de escrever em braile está disponível no Laboratório de Inclusão da Ufersa. Foto cedida/arquivo pessoal.

Um grupo formado por estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Eliseu Viana, localizada em Mossoró, visitou na manhã desta sexta, dia 20, a sede da Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (Caadis), onde fica localizado o Laboratório de Inclusão da universidade.

Um estudante cego e um estudante surdo participaram da visita, que contou com o suporte das intérpretes em Libras da Caadis. Durante a programação, coordenada pelo professor da Ufersa Victor Wagner Freire de Azevedo, os alunos também puderam conhecer outros laboratórios do campus de Mossoró. A atividade fez parte das ações do Projeto de extensão Construindo o Presente, Alicerçando o Futuro (Copaf).

Equipe da Caadis ao lado do professor Victor Wagner Freire de Azevedo (mais à direita). Ao centro, um dos estudantes que visitaram a Ufersa na manhã desta sexta, 20. Foto cedida/arquivo pessoal.

“Foi um momento muito importante porque eles puderam ver que a universidade está preparada para recebê-los da melhor forma possível, com equipamentos que atendem as suas necessidades específicas”, avalia o fonoaudiólogo Varder Braga.

A visita foi acompanhada pela titular da Caadis, Lourdes Fernandes, que mostrou aos estudantes equipamentos como uma impressora de materiais em braile e um Soroban, que é uma máquina utilizada por cegos ou pessoas de baixa visão para a realização de cálculos.

Projeto de extensão oferece atividades de preparação para o Enem a alunos de escolas públicas, por meio de apoio psico-pedagógico. Foto cedida/arquivo pessoal.

Projeto Copaf

O projeto “Construindo o Presente, alicerçando o futuro” oferece atividades de preparação para o Enem a alunos de escolas públicas, por meio de apoio psico-pedagógico. Além de aulões preparatórios, são realizadas mentorias e aulas de yoga.

“Dentre as atividades temos a visita à Ufersa”, detalha o professor Victor Wagner Freire de Azevedo. “Até o momento os alunos participantes já visitaram o Centro de Ciências da Saúde e estão agora visitando os laboratórios do Centro de Engenharias”.