Livro sensibiliza público infantil para importância de preservar os oceanos

Extensão, Publicações 19 de setembro de 2024. Visualizações: 219. Última modificação: 19/09/2024 14:40:26

‘Defensores do Oceano’ conta com a participação das professoras Emanuelle e Simone e das discentes Deborah, Jéssica e Rilari, do curso de Ecologia/Foto: Monalisa Teixeira.

Chamar atenção das crianças para a preservação do ambiente marinho. Com essa proposta, um grupo de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), lançou na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, Dia Mundial de Limpeza das Águas, o livro infantil Defensores do Oceano. O lançamento aconteceu na Casa de Leitura, com a participação de estudantes do ensino fundamental da Escola Francisca Martins, que funciona nas dependências da Universidade.

Livro Defensores do Oceano

Crianças conhecem problemas causados pelo lixo nos oceanos/Foto: Monalisa Teixeira

A publicação, feita pela editora da Ufersa (Edufersa), contém informações educativas sobre a importância da preservação do ecossistema marinho, bem como os prejuízos causados pela ação dos seres humanos ao produzir toneladas de plásticos e outros materiais que são levados para os oceanos. “Trazemos a proposta de sensibilização ambiental visto que estamos na década do oceano para o desenvolvimento sustentável, proposto pela ONU, para trabalharmos com a melhoria dos oceanos, e o livro aborda numa linguagem infantil essa questão da poluição marinha”, afirmou a professora Emanuelle Rabelo, uma das organizadoras da publicação.

A professora alerta que a poluição marinha é um dos fatores responsáveis pela perda de biodiversidade e causador de problemas ambientais nos oceanos. “O livro traz uma série de atividades que as crianças podem trabalhar e refletir sobre a questão do lixo marinho, dos problemas ocasionados aos animais e, principalmente, o que podemos fazer para melhorar a qualidade dos oceanos no momento presente e para as futuras gerações”, pontuou.

Lançamento do livro na Casa de Leitura/Foto: Monalisa Teixeira

Todo o conteúdo do livro é trabalhado de forma lúdica e interativa. “A principal personagem é uma sereia negra chamada Coral, ela trabalha todos os ensinamentos dentro das atividades propostas, como caça palavras, labirinto, pintura, jogo dos sete erros, enfim, atividades que propõem uma forma de conhecer e internalizar a importância da preservação ambiental para uma melhor qualidade de vida com a preservação do ambiente” adiantou a professora Emanuelle Rabelo.

Além da professora Emanuelle Fontenele Rabelo, o livro ‘Defensores do Oceano’ conta com a participação da professora visitante Simone Nunes Brandão e, pelos discentes do curso de ecologia, Deborah Lorny Maia da Costa, Jéssica Clautesinara Nascimento Freitas e Rilari Carla Maia de Oliveira, como mais uma alternativa para trabalhar a educação ambiental com o público infantil.