Caminhada, sarau, exposição e jogos digitais comemoram 15 anos do Campus Angicos

Eventos, Extensão 13 de setembro de 2024. Visualizações: 284. Última modificação: 17/09/2024 17:50:16

A programação de aniversário do Campus Angicos será realizada nos dias 23 e 28 de setembro, com atividades que incluem palestras, exposição, apresentações culturais e uma caminhada histórica.

A abertura do evento ocorrerá na noite do dia 23, a partir das 19h, no auditório central do campus. A palestra de abertura terá como tema “Mudanças climáticas e suas consequências” e será ministrada pelo professor Nildo da Silva Dias, vice-reitor da Ufersa.

Já nos dias 24, 25 e 26 de setembro será a vez da quinta edição do SarAlma, com o lema “Não se estresse, se expresse!”. O evento, de acordo com os organizadores, tem a proposta de unir arte, conhecimento e emoção, abordando a saudade como tema central e suas múltiplas expressões por meio da poesia e da ciência.

Além de integrar a programação de aniversário do campus, o SarAlma terá como novidade a inclusão de poesias e paródias científicas, proporcionando um encontro inusitado entre ciência e arte.

Na noite do dia 25 de setembro, um baile de 15 anos contará com serviço de buffet e apresentação da banda Cítrika, em uma programação que terá início às 22h.

Outra atividade que fará parte das comemorações de aniversário do campus de Angicos será uma exposição de projetos de pesquisa e extensão que existem no campus. Nos dias 24 e 25 de setembro, o público poderá conferir exposições do planetário e observação astronômica, juntamente com experimentos interativos de física, química e matemática.

A exposição também vai destacar os serviços prestados pelas empresas juniores e os projetos inovadores que trazem impacto positivo para o desenvolvimento da região.

Na quinta-feira, dia 26 de setembro, uma caminha histórica será realizada pelas ruas da cidade. O ponto de encontro será o Clube Municipal de Angicos, com saída prevista para as 15h45 em direção ao campus da Ufersa.

Jogos Digitais – A programação de aniversário de 15 anos do campus de Angicos será encerrada nos dias 27 e 28 de setembro com mais uma edição do projeto de extensão Epic Geek. O evento vai reunir praticantes dos jogos digitais, apreciadores de quadrinhos, filmes de fantasia, ficção científica e super-heróis, animes, mangás e cosplay, jogos de tabuleiros, RPGs e entre outros.

Conheça o Campus

Fim de tarde no Campus Angicos. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

O Campus Angicos é a primeira unidade da Ufersa fora da cidade sede, Mossoró. Criado em 2008, a partir da adesão ao Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino – REUNI, o campus oferece hoje seis cursos de graduação presencial, divididos em três departamentos: Ciência e Tecnologia, Sistema de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Licenciatura em Computação e Pedagogia.

Juntos esses cursos concentram mais de 1300 estudantes matriculados, 100 professores e 39 servidores técnicos-administrativos. Todo esse contingente proporciona a Angicos uma movimentada vida acadêmica. Entre 2017 a 2024, foram executadas quase 240 ações de extensão e, desde 2014, já foram desenvolvidas mais de 170 ações de pesquisa.

O campus está situado entre a capital Natal (171 km) e o município de Mossoró (100 km), ocupando uma área de 360 hectares, sendo 24 deles de área construída, que integra duas centrais de aulas, com 25 salas; 2 blocos de professores; 2 blocos de laboratórios voltados às atividades didáticas. E ainda uma biblioteca, Centro de Convivência, auditório, centro administrativo, quadra poliesportiva, estação de resíduos sólidos, almoxarifado, garagem e o Memorial Paulo Freire.

Fora do Campus, existe também Residência Universitária, que abriga 80 estudantes. A Residência integra a política de assistência estudantil da Universidade, que acolhe 178 alunos com algum auxílio ou bolsa e ainda serve cerca de 6 mil refeições, em média por semestre letivo em Angicos.

Acesse aqui a programação completa de aniversário do Campus Angicos
Navegue pela página do Campus Angicos e no perfil do Instagram

• Clipping

-> Campus Angicos da UFERSA Celebra 15 Anos com Palestra sobre Mudanças Climáticas (12/09)