Com a presença de auxiliares, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professora Ludimilla Oliveira, escolheu o espaço da Fazenda experimental Rafael Fernandes, na zona rural de Mossoró, para marcar o encerramento das atividades da Gestão 2020-2024, a frente da reitoria da Universidade. “São 48 mudas de ipês roxos uma para cada mês da nossa gestão”, explicou a reitora. A ideia é cultivar um bosque de ipês na entrada da Rafael Fernandes. No ano passado, nos três anos, foram plantados no mesmo espaço da Fazenda Experimental, 36 mudas de tamareiras que já começaram a florar.
Ainda na manhã desta quinta-feira, 29, no Auditório do Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura (NCTA), aconteceu o lançamento do documentário Laboratório a Céu Aberto, produzido pela Assessoria de Comunicação. “Tudo que se tem na Universidade para o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação temos aqui na Fazenda Experimental Rafael Fernandes”, afirmou a reitora ao justificar a importância do documentário para a divulgação do espaço de pesquisa. O filme foi cadastrado como um produto de extensão universitária.
Ainda segundo a reitora, Ludimilla Oliveira, a Universidade firmou convênio com universidades israelenses no valor de R$ 1 milhão para investimento em equipamentos de ponta para a Fazenda Experimental e troca de tecnologias.
Durante o lançamento do documentário, o jornalista Passos Júnior, ressaltou o apoio dado pela gestão ao trabalho da comunicação. “Seguindo o exemplo do filme A Ufersa já foi Esam, o documentário Laboratório a Céu Aberto faz um resgate da historia daquela unidade de pesquisa, mostrando também a importância da fazenda para o agronegócio, a apicultura e a preservação da floresta nativa que representa 60% da área da unidade. Assista AQUI o documentário Laboratório a Céu Aberto.