Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Reitora Ludimilla entrega prédio de práticas das ciências sociais aplicadas

Gestão, Infraestrutura 26 de agosto de 2024. Visualizações: 429. Última modificação: 26/08/2024 16:33:05

Entrega aconteceu com a participação de representantes dos três cursos, além de pró-reitores que compõem a gestão. O prédio é entregue após 13 anos de discussão/Foto: Eduardo Mendonça

Na última semana da gestão 2020/2024 frente à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a reitora Ludimilla Oliveira entregou para a comunidade acadêmica o primeiro prédio destinado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas.  Trata-se do Núcleo Integrado de Práticas das Ciências Sociais Aplicadas, voltado, exclusivamente, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

A entrega aconteceu com a participação de representantes dos três cursos, além de pró-reitores que compõem a gestão. O prédio é entregue após 13 anos de discussão, sendo a maior obra de infraestrutura da gestão, totalizando um investimento superior a R$ 2,8 milhões.

Durante a entrega, a reitora lembrou as dificuldades vivenciadas pelos professores dos três cursos, por não dispor de um espaço ideal para o atendimento ao público na realização de suas práticas acadêmicas. “Os cursos de contábeis e administração sempre tiveram o mínimo e, o curso de direito um imóvel alugado”, mencionou.  A professora esclareceu que mesmo constando no PAC, o projeto não dispunha de recursos. “A iniciativa partiu dessa gestão, quando o professor Judson era pró-reitor de administração. Os recursos foram captados aos poucos para começar a construção”, lembrou.

Reitora Ludimilla ressalta conquista da gestão/Foto: Eduardo Mendonça

Ainda segundo a professora, a decisão para a construção foi da gestão ao elencar as prioridades da Universidade perante o Ministério da Educação. Para a reitora, se não fosse os quatro meses de greve, o prédio de práticas das ciências sociais aplicadas estava sendo entregue em pleno funcionamento. “A missão está cumprida”.

Com o novo prédio, o coordenador do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor José Albenes Bezerra Júnior, acredita que o espaço possibilitará um ganho também para a sociedade. “A universidade passa a entregar o que há de melhor para a sociedade. Um marco importantíssimo para nossa Universidade”, considerou.

Prédio conta com sala com visão panorâmica/Foto: Eduardo Mendonça

“Esperamos que esse prédio proporcione um maior conforto e que juntos, professores, estudantes e técnicos, possam desfrutar de um melhor ambiente de trabalho”, discursou a coordenadora do curso de Direito, professora Lizziane Oliveira. Já o coordenador de práticas jurídicas, professor Rodrigo Vitor, agradeceu as pessoas da gestão que integram todo o processo de construção do novo prédio. “Vi o empenho e dedicação das pessoas envolvidas nesse processo e, em nome da gestão da professora Ludimilla e, do professor Albenes, só temos a agradecer, pelo muitos pleitos atendidos que refletem nos serviços ofertados a sociedade”, afirmou o professor Rodrigo Vitor.

Professor Judson Cruz um dos pioneiros para construção do prédio/Foto: Eduardo Mandonça

Os docentes do curso de ciências contábeis também comemoram a conquista do novo prédio. Para a coordenadora, professora Kallyse Priscila Soares de Oliveira, é uma forma de projetar o curso. “Antes, ficávamos no lado oeste escondido e, pra gente é uma satisfação enorme saber que iremos atender a comunidade numa melhor estrutura”, opinou.

O professor do curso de Administração, Judson da Cruz Gurgel, um dos pioneiros para concretizar a viabilização do prédio, ressaltou que foram muitas discussões que começou com a ideia de trazer para dentro da universidade o Núcleo de Práticas Jurídicas. “A partir dessas discussões veio à proposta do Núcleo de Práticas das Ciências Sociais e Aplicadas reunindo num único espaço Direito, Administração e Contábeis. Somos um Centro que qualquer conquista como essa é muito difícil, sendo o primeiro prédio novo do CCSA. Uma grande conquista a ser comemorada”, considerou o professor Judson Gurgel.

Confira AQUI a estrutura do novo prédio.